Ensino de línguas estrangeiras por projeto: o recurso ao vídeo na co-construção de saberes de alunos de Marketing
DOI:
https://doi.org/10.34627/vol4iss2pp149-157Palavras-chave:
Authenticity; English for specific purposes; knowledge building; use of technology in the classroom; reflective practice.Resumo
No âmbito do projeto ‘Stepping up to Global Challenges (SGC) 2: Learning English while Fighting the Outbreak of Covid-19’ foram desenvolvidas várias atividades com alunos do 1º ano do curso de licenciatura em Marketing do Instituto Politécnico de Viseu, em Portugal. O projeto resulta de uma colaboração internacional com alunos do ensino superior de Radom, na Polónia, teve a duração de um semestre letivo e o seu principal objetivo foi o de dotar os alunos da licenciatura em Marketing de ferramentas linguísticas que permitam melhorar o seu desempenho profissional uma vez no mercado de trabalho. Uma das atividades solicitadas foi a elaboração de um vídeo. Cada grupo de alunos selecionou uma empresa portuguesa/polaca/turca e recolheu informação acerca da mesma. Os tópicos abordados foram vários, quais os produtos que comercializa, qual a sua vantagem competitiva, entre outros, sendo que o foco central foi dado às estratégias que estas empresas adotaram para fazer face à pandemia que assola o mundo. Posteriormente, cada grupo elaborou um vídeo com a informação recolhida, desde imagens a depoimentos dos gestores dessas empresas e atuais funcionários. Uma das principais conclusões do estudo foi a de que o recurso ao ensino por projeto fazendo uso das novas tecnologias torna a aprendizagem mais motivadora e que esta cooperação quebrou fronteiras.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 Maria Antunes, Susana Amante, Magdalena Dygała, İlkay Gökçe
Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
Os autores conservam os direitos de autor pelo seu trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.