Práticas de Avaliação Online e Digitais no Ensino Superior: o caso de uma universidade inglesa durante a pandemia COVID19
DOI:
https://doi.org/10.34627/vol4iss2pp5-21Palavras-chave:
avaliação em linha e digital, sustentabilidade, ensino superior, gestão eletrónica da avaliaçãoResumo
Neste artigo, discutimos a abordagem desenvolvida para a avaliação online e digital por uma universidade inglesa durante a pandemia Covid19. Exploramos este caso devido ao investimento institucional na mudança da sua abordagem de avaliação durante a pandemia. Esta abordagem é explorada face a um modelo de sustentabilidade para a adoção de tecnologias de aprendizagem, analisando especificamente o nível 1 - apoio financeiro; nível 2 - apoio instrucional e técnico; nível 3 - apropriação institucional; nível 4 - impacto institucional; e nível 5 - apropriação dos agentes educativos. Espera-se que o artigo ajude quer os docentes quer as instituições de ensino superior a refletirem sobre experiências passadas e a pensar na sustentabilidade das suas estratégias de avaliação digital e online. Neste documento, defendemos que o ensino superior deveria analisar a gestão digital do processo de avaliação de forma mais sustentável. Terminamos este artigo recomendando às instituições que abracem o esforço feito durante a pandemia para repensar as estratégias de avaliação, refletindo sobre a forma como a avaliação online e digital pode ser gerida ao longo do tempo para promover uma avaliação potenciadora de aprendizagens autênticas.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 Diogo Casanova, Isabel Huet
Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
Os autores conservam os direitos de autor pelo seu trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.