‘You’d just come after her’: imagens de experiência literária americana em The last of us
DOI:
https://doi.org/10.34627/redvol5iss2e202210Palavras-chave:
The Last of Us; Adaptação; Literatura Norte-Americana; Natureza; Leo Marx.Resumo
O presente ensaio propõe analisar The Last of Us Remastered do estúdio Naughty Dog através de uma lente temática que entende o respetivo vídeo jogo enquanto recipiente de mitologia americana, e o coloca em paralelo com criações literárias recorrentemente analisadas enquanto artefactos de identidade e expressão cultural, como Adventures of Huckleberry Finn de Mark Twain e The Road de Cormac McCarthy, usando A Theory of Adaptation de Linda Hutcheon enquanto reconhecimento introdutório da diferença em plataforma e meio. Usando crítica cultural americana, com ênfase específica em The Machine in the Garden: Technology and the Pastoral Ideal in America de Leo Marx, pontos de interseção cultural entre as três criações narrativas mencionadas serão traçados, tais como o duo americano enquanto fator recorrente em criação literária americana, considerações do mundo natural na sua capacidade de significado na experiência americana, e a rejeição de sistemas dominantes em favor de individualidade. Ao longo do presente ensaio, tais assuntos serão abordados e interseções selecionadas entre os objetos principais de estudo localizadas de modo a argumentar a criação de Naughty Dog enquanto caracteristicamente americana.
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