Aprendizagem de línguas através da telecolaboração: Uma abordagem do século XXI
DOI:
https://doi.org/10.34627/redvol7iss1e202407Palavras-chave:
telecolaboração, intercâmbio virtual, inglês como língua franca, meta-análise, ensino de línguas estrangeirasResumo
Os recentes acontecimentos globais sem precedentes, incluindo o ensino remoto de emergência, levaram a um crescimento exponencial do interesse pela telecolaboração entre profissionais e investigadores, evidenciado, entre outros, pelo número crescente de publicações dedicadas a este tópico. Tem-se chamado a atenção para o número de promessas associadas aos projectos de telecolaboração, em particular as culturais e linguísticas. No entanto, estes intercâmbios complexos e dinâmicos têm também várias limitações. Consequentemente, um número significativo de partes pode ter dificuldade em compreender o vasto conjunto de conhecimentos disponíveis sobre o tema e encontrar dificuldades na implementação de tais projectos. Para abordar esta questão, este estudo adopta uma abordagem meta-analítica e apresenta uma síntese da investigação recentemente publicada sobre telecolaboração. A amostra analisada inclui 28 artigos de periódicos dedicados a projetos de telecolaboração em inglês como língua franca, publicados entre 2016 e 2021. Os resultados desses artigos são apresentados de forma consolidada e facilmente compreensível, permitindo que todas as partes interessadas examinem de forma eficiente as mais recentes descobertas da literatura e as apliquem em condições reais. Isto, por sua vez, facilita a implementação de boas práticas e a organização de futuros intercâmbios de telecolaboração.
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