Uma Síntese Crítica da Investigação sobre o Desenho Universal para a Aprendizagem de uma Segunda Língua
DOI:
https://doi.org/10.34627/redvol7iss1e202406Palavras-chave:
Desenho Universal para a Aprendizagem; DUA; língua segunda/estrangeira; aprendizagem/ensino de línguasResumo
O Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) tem por objetivo desenvolver ambientes de aprendizagem acessíveis aos alunos e que respondam a necessidades diversas. Desde o trabalho fundamental de Rose e Meyer, em 2002, a literatura sobre o DUA tem realçado frequentemente o seu papel crucial na criação de estratégias de ensino que beneficiam não só os alunos com deficiências reconhecidas, mas também os alunos de todos os tipos. O DUA pode oferecer aos alunos - com ou sem deficiência - uma variedade de formas de aprendizagem e, consequentemente, um currículo mais acessível a todos eles. No entanto, a literatura carece de sínteses sistemáticas de investigação centradas no UDL e no ensino e aprendizagem de línguas segundas/estrangeiras (L2). Para colmatar esta lacuna, este artigo utiliza uma abordagem de síntese crítica da investigação - uma alternativa qualitativa à meta-análise - para integrar os resultados de dez estudos sobre o DUA em salas de aula de L2 e avaliar as características substantivas e metodológicas da literatura existente.
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