Progressos e desafios na utilização de tecnologias digitais nas aulas de LFE: um estudo empírico
DOI:
https://doi.org/10.34627/redvol7iss1e202413Palavras-chave:
Línguas para Fins Específicos, tecnologias digitais, atividades em sala de aula, envolvimento dos alunos, gamificaçãoResumo
A integração de tecnologias digitais nas aulas de línguas para fins específicos tornou-se uma área relevante da investigação e da prática. Esta integração desencadeou vários progressos, mas tem também alguns desafios associados. Este artigo apresenta uma síntese da utilização de tecnologias digitais na educação, tendo em conta que um dos objetivos fundamentais da Agenda 2030 das Nações Unidas para o desenvolvimento sustentável é a educação de qualidade, garantindo, concretamente, uma educação de qualidade inclusiva e equitativa para todos. Discutem-se os desafios resultantes da distração digital, considerando que os professores têm de competir com as redes sociais e outras distrações quando os alunos são convidados a utilizar os seus dispositivos móveis nas aulas. Analisam-se os diferentes tipos de tecnologias de aprendizagem digital e a maneira como podem facilitar o processo de ensino-aprendizagem de modo a tirar o máximo partido destas tecnologias na sala de aula. As conclusões do estudo que realizámos permitem perceber que os alunos não só utilizam as tecnologias digitais num ambiente de aprendizagem de forma autónoma, mas também esperam que os seus professores os incluam na preparação das suas aulas. As tecnologias digitais devem ser adaptadas às necessidades e expetativas dos alunos e responder eficazmente aos seus objetivos e às competências que têm de desenvolver.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2024 Maria João Ferro, Alberto Gómez Bautista, Ana Sofia Carvalho
Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
Os autores conservam os direitos de autor pelo seu trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.