As WebQuests e sua importância nas aulas online de língua inglesa: os multiletramentos em ação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34627/redvol7iss1e202411

Palavras-chave:

aulas de Inglês, WebQuests, multiletramentos, multimodalidade

Resumo

A organização de um espaço de aprendizagem com a utilização da internet trouxe consigo uma nova ordem, na qual se enquadram os desafios de procura, análise e utilização das informações ali disponibilizadas, com o uso de aparelhos eletrônicos, não apenas pelos professores, mas também pelos estudantes. Para as aulas de língua inglesa, o exercício de enveredar por pesquisas solicitadas pelos professores pode significar a construção, pelos estudantes, de discursos próprios, utilizando a língua estrangeira. As WebQuests, atividades reflexivas e críticas, baseadas em buscas informacionais na web, orientadas pelo professor, possibilitam o uso de conhecimento cocriado e aplicado à solução de problemas e tarefas instigadoras e possíveis. Este artigo descreverá pesquisas realizadas com o uso de WebQuests em aulas de inglês com um aluno individual e, também, com grupos em uma turma de ensino médio de escola pública de ensino técnico, mostrando as particularidades do planejamento das atividades, da sua execução e das formas de avaliação dos processos e resultados. De forma intrínseca, este artigo trata da necessidade do desenvolvimento, nos estudantes, dos multiletramentos, imprescindíveis para a apreensão de sentido advindo de textos multimodais, já que numa WebQuest, os alunos precisarão entender a disposição e sinestesia dos signos linguísticos de variados modos, para que, a partir de suas conceitualizações e análises, possam criar linguagem adequada e criativa.

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Publicado

2024-07-08

Edição

Secção

Dossier Temático