Gamificação para além das salas de aula: metodologias ativas para professores contemporâneos
DOI:
https://doi.org/10.34627/redvol7iss2e202433Palavras-chave:
Gamificação, Jogos digitais, Jogos analógicos, Aprendizagem, EducaçãoResumo
Este projeto teve o objetivo de levar para a comunidade acadêmica, da cidade de Senhor do Bonfim, um curso de formação para criação e adoção de estratégias de ensino/aprendizagem na sala de aula pautadas em processos dinâmicos e centradas nos alunos. Esses processos ativos, permeados do uso das tecnologias, potencializam o engajamento por parte do alunado, uma vez que as propostas dialogam com os comportamentos do cotidiano deles. O foco maior deste projeto de extensão esteve na gamificação dos conteúdos escolares. Assim, as professoras e professores participantes se apropriaram de conhecimentos técnicos sobre o universo dos jogos, tanto analógicos quanto digitais, para assim modificarem os espaços de ensino/aprendizagem de seus alunos. Além dos professores atuantes, o projeto alcançou professores em formação. Desta forma, esses futuros profissionais poderão aperfeiçoar suas práticas de ensino centrados nessas técnicas contemporâneas.

Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2024 Jesse Nery Filho, Fabianne Costa da Silva

Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
Os autores conservam os direitos de autor pelo seu trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.