A Aplicação de Webquest como Estratégia de Inclusão Digital na Educação de Jovens e Adultos – EJA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.34627/redvol8iss1e202507

Palabras clave:

Palavras-chave: WebQuest; EJA; Pesquisa-aplicação; Inclusão digital.

Resumen

Este artigo aborda a aplicação da WebQuest como estratégia de inclusão digital na Educação de Jovens e Adultos – EJA, tomando como base alguns resultados de uma pesquisa aplicada que se situa no campo de investigação da EJA escolarizada. O objetivo principal é refletir sobre as potencialidades da WebQuest como um recurso didático que pode promover novas aprendizagens e facilitar a inclusão digital na EJA. Este estudo é especialmente relevante diante dos desafios da cultura digital contemporânea, das novas relações de trabalho e da experiência inédita com o "ensino remoto emergencial". Nessa pesquisa a abordagem adotada foi a qualitativa, com um propósito exploratório. O principal procedimento foi a pesquisa-aplicação em educação, que visou planejar, elaborar, aplicar e avaliar um recurso pedagógico digital. O processo envolveu a criação de Projeto de Intervenção Pedagógica, incluindo a elaboração de uma WebQuest sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis com atividades estruturadas, destinadas a fomentar o uso crítico e criativo das tecnologias digitais pelos estudantes. Os resultados indicaram que a utilização da WebQuest contribuiu significativamente para a motivação dos estudantes e o desenvolvimento de competências digitais, além de facilitar a integração dos estudantes na cultura digital, promovendo um ambiente mais inclusivo e interativo na EJA.

 

Publicado

2025-06-04

Número

Sección

Estudos empíricos / investigações e práticas