O percurso do Desenho Universal para Aprendizagem na produção científica brasileira de 2017 a 2023: da teoria à prática
DOI:
https://doi.org/10.34627/redvol8iss2e202510Palabras clave:
Desenho Universal para Aprendizagem, Educação inclusiva, prática pedagógica inclusiva, revisão integrativaResumen
O Desenho Universal para Aprendizagem constitui uma abordagem que busca tornar o currículo acessível a todos os estudantes, fundamentada em três princípios: engajamento, representação e ação/expressão. Este estudo objetiva identificar práticas educativas, avanços e desafios da aplicação do Desenho Universal para Aprendizagem em salas de aula, analisando a produção científica brasileira entre 2017 e 2023. A investigação foi conduzida por meio de revisão integrativa, orientada pelo protocolo PRISMA. A busca no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior resultou em 167 publicações, das quais 11 atenderam aos critérios de inclusão. Os resultados indicam que, embora haja crescente discussão teórica sobre o Desenho Universal para Aprendizagem, a implementação prática ainda é restrita e concentrada principalmente no ensino de Matemática, com experiências pontuais em outras áreas. As práticas revelam potencial para ampliar a inclusão e flexibilizar o ensino, mas ainda se limitam a adaptações pontuais e carecem de avaliações sistemáticas de impacto. Conclui-se que a consolidação do Desenho Universal para Aprendizagem no Brasil exige maior integração de seus princípios e produção de evidências consistentes, dialogando com o tema “Inclusão e acessibilidade digital” proposto pela chamada deste número da Revista de Educação a Distância e eLearning.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Leociléa Aparecida Vieira, Gabrielli Fernanda dos Santos Chagas, Laryssa Bahia da Luz Matilde, Keli Casagrande

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Os autores conservam os direitos de autor pelo seu trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
