Competências Digitais dos Professores para Produção de Recursos Educacionais Abertos (REA)

Autores

  • Mara Denize Mazzardo LE@D, Universidade Aberta
  • Ana Nobre LE@D, Universidade Aberta
  • Elena Maria Mallmann Universidade Federal de Santa Maria, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.34627/vol2iss1pp62-78

Palavras-chave:

Recursos Educacionais Abertos; Competências Digitais; Formação de Professores.

Resumo

A centralidade deste artigo são as competências digitais necessárias para produzir e compartilhar Recursos Educacionais Abertos. Destaca-se de que modo essas competências foram desenvolvidas durante um Small Open Online Course com foco em Recursos Educacionais Abertos. O objetivo geral do curso foi conhecer os REA para integrar nas práticas e nos materiais didáticos. Os participantes foram professores do Ensino Médio brasileiro, das redes públicas, da região central do estado do Rio Grande do Sul. A obtenção de dados ocorreu por meio de questionário de avaliação do curso, acompanhamento e análise das atividades desenvolvidas pelos participantes durante o curso. Os resultados apontam as restrições do Copyright e a inovação ocasionada pelas concepções de abertura na produção de material didático. Conclui-se que as dificuldades enfrentadas pelos professores, na adaptação, remix, produção de REA original e o no compartilhamento em redes abertas, podem ser minimizadas com o aprimoramento das competências digitais e com a continuidade da efetivação dos 5Rs de abertura dos REA.

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Publicado

2021-01-17

Edição

Secção

Dossier Temático