O Jogo dos Outros: Percepções sobre a Experiência e Performance de jogadores com os jogos da franquia The Last of Us

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.34627/redvol7iss2e202431

Palabras clave:

Poética da Relação, The Last of Us, Jogos Digitais

Resumen

O presente artigo investiga as formas de interação com jogos digitais a partir dos contextos culturais e socioeconômicos dos jogadores, tomando como estudo a franquia The Last of Us. A análise foca em como jogadores de dois territórios distintos, agenciam suas experiências e interações com o jogo, influenciados por suas realidades sociais e subjetivas. Amparados pelo conceito de Poética da Relação, de Édouard Glissant, examinamos como essas experiências moldam as performances e decisões dos jogadores. A pesquisa compara dois perfis de jogadores: um jogador casual de um contexto periférico, do Sul Global, e um grupo de jogadores do Norte Global, cujas percepções foram analisadas por meio do Metacritic. O artigo destaca, assim, as diferenças e semelhanças entre esses modos de experiência e performance, considerando as especificidades das corporalidades e territorialidades envolvidas.

Publicado

2024-12-02

Número

Sección

Dossier Temático