A experiência esportiva de longo prazo altera o equilíbrio corporal dos atletas? Uma revisão sistemática e meta-análise
DOI:
https://doi.org/10.6063/motricidade.36359Palavras-chave:
Controlo postural, equilíbrio, desportoResumo
A prática esportiva promove adaptações fisiológicas influenciadas pelas características dos estímulos de treinamento e o equilíbrio postural parece desempenhar um papel importante no desempenho atlético. Analisar o controle postural em atletas - obtido a partir dos deslocamentos do centro de pressão (COP) durante a postura ortostática, considerando atletas de elite e grupos controle (não atletas ou atletas de menor nível competitivo). Método: A busca nas bases de dados eletrônicas foi realizada no PubMed, Scopus e Scielo até abril de 2023. Foi realizada uma avaliação da qualidade metodológica dos estudos. Além disso, na metanálise, as principais variáveis do COP utilizadas foram área de oscilação e velocidade média. Resultados: Vinte estudos foram incluídos e a meta-análise mostrou diferenças a favor dos atletas nas condições de apoio unipodal com olhos abertos e olhos fechados, com maior diferença na segunda situação. De modo geral, os atletas apresentaram melhor equilíbrio postural em comparação ao grupo de não atletas e, entre os atletas, aqueles com maior nível competitivo apresentaram a melhor estratégia postural. Conclusões: Os resultados sugerem que o treino desportivo melhora o controlo postural e que as diferenças a favor dos atletas são maiores em condições posturais mais desafiantes/instáveis.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Os autores dos manuscritos submetidos para publicação deverão ceder, a título integral e permanente, os direitos de autor (copyright) à revista Motricidade e às Edições Desafio Singular. A cedência de direitos de autor permite a publicação e divulgação do artigo em formato impresso ou eletrónico e entrará em vigor a partir da data de aceitação do manuscrito. Os autores concedem, ainda, os direitos para a revista Motricidade utilizar e explorar o respetivo artigo, nomeadamente para licenciar, ceder ou vender o seu conteúdo a bases de resumos/indexação ou outras entidades.
Nos termos da licença “Creative Commons”, os autores poderão reproduzir um número razoável de exemplares para uso pessoal ou profissional, mas sem fins comerciais. Nos termos da licença SHERPA/RoMEO, os autores poderão, ainda, disponibilizar/arquivar uma cópia digital final (versão postprint) do artigo no seu website ou no repositório científico da sua instituição.