Motivação para a prática desportiva e sua relação com o nível de atividade física e satisfação com a prática em crianças
DOI:
https://doi.org/10.6063/motricidade.41331Palavras-chave:
Child, Motivation, Motor Activity, SportsResumo
Este estudo analisou a relação entre eficiência para a prática esportiva, satisfação com a prática e nível de atividade física em crianças de 7 a 11 anos. Participaram 1.089 estudantes de escolas públicas do Centro-Oeste de Santa Catarina, Brasil. A motivação foi avaliada pela Escala Pictórica de Motivação Esportiva Infantil (EPMDI), a satisfação pela escala visual analógica de felicidade e o nível de atividade física pelo Questionário de Atividade Física do Dia Anterior (QUAFDA). Análises fatoriais exploratórias e confirmatórias confirmaram a validade e a confiabilidade da EPMDI. A modelagem de equações estruturais testou o modelo hipotético proposto. Os resultados mostraram que a motivação intrínseca foi o principal preditor da satisfação com a prática, seguida pela motivação extrínseca, enquanto a desmotivação teve efeito negativo significativo. A satisfação, no entanto, não predisse diretamente o nível de atividade física. Os meninos foram significativamente mais ativos do que as meninas, embora ambos tenham apresentado altos níveis de motivação intrínseca para o esporte. Os resultados ressaltam a importância de promover a motivação intrínseca na infância para aumentar a satisfação com o esporte. Estratégias adicionais podem ser úteis para transformar a estimulação em maior envolvimento físico.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 Motricidade

Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
Os autores dos manuscritos submetidos para publicação deverão ceder, a título integral e permanente, os direitos de autor (copyright) à revista Motricidade e às Edições Sílabas Didáticas. A cedência de direitos de autor permite a publicação e divulgação do artigo em formato impresso ou eletrónico e entrará em vigor a partir da data de aceitação do manuscrito. Os autores concedem, ainda, os direitos para a revista Motricidade utilizar e explorar o respetivo artigo, nomeadamente para licenciar, ceder ou vender o seu conteúdo a bases de resumos/indexação ou outras entidades.
Nos termos da licença “Creative Commons”, os autores poderão reproduzir um número razoável de exemplares para uso pessoal ou profissional, mas sem fins comerciais. Nos termos da licença SHERPA/RoMEO, os autores poderão, ainda, disponibilizar/arquivar uma cópia digital final (versão postprint) do artigo no seu website ou no repositório científico da sua instituição.