Motivação para a prática desportiva nos alunos do ensino básico e secundário: Influência do género, idade e nível de escolaridade

Autores

  • Nuno Januário
  • Carlos Colaço
  • António Rosado
  • Vitor Ferreira
  • Rosimeiri Gil

DOI:

https://doi.org/10.6063/motricidade.1551

Resumo

O presente estudo investigou a relação entre os motivos para a prática desportiva e as características dos alunos como o género, idade e nível de escolaridade. A amostra foi constituída por 1016 alunos da área da Grande Lisboa (577 do género masculino e 439 do feminino, com idades entre os 10 e os 20 anos). Os dados foram obtidos através da aplicação do QMAD (Frias & Serpa, 1991). Na análise dos dados, foi realizada uma análise fatorial de componentes principais que revelou seis fatores. Foram utilizadas estatísticas descritivas e os testes comparativos Anova e Bonferroni. As motivações mais valorizadas para a prática desportiva foram Aprendizagem Técnica/Fitness e Trabalho de Equipa e a menos valorizada foi o Estatuto. A comparação em função do género e dos níveis de ensino dos alunos revelou diferenças significativas. Identificaram-se associações estatisticamente significativas entre alguns fatores motivacionais e a idade dos alunos.

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Publicado

2012-12-31

Edição

Secção

Artigos Originais

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