Estudo morfoquantitativo da parede da aorta de ratos wistar idosos treinados com exercício aeróbio
DOI:
https://doi.org/10.6063/motricidade.1554Resumo
O presente estudo teve como objetivo avaliar sob os aspectos morfoquantitativos as mudanças da aorta de Wistar idosos (16 meses) treinados em natação na intensidade do limiar anaeróbio. Dez machos foram divididos em dois grupos, sendo um controle (n = 5) e um treinado (n = 5), realizaram natação cinco vezes/semana, 30 minutos/dia, durante oito semanas. Para a avaliação aeróbia foi determinado o limiar anaeróbio na primeira, quarta e oitava semanas de treinamento. Após o período experimental, foi realizada a eutanásia e retirada do coração e da aorta, que foram preparados por procedimentos histológicos para colorações com Hematoxilina-Eosina, Weigert e Verhoeff. Foram realizadas avaliações utilizando-se métodos morfométricos e estereológicos. Houve um aumento (p < .05) na espessura, área de secção transversa, fibras elásticas e na distância entre os feixes do núcleo de músculo liso sem influenciar no diâmetro.Downloads
Publicado
2012-12-31
Edição
Secção
Artigos Originais
Licença
Os autores dos manuscritos submetidos para publicação deverão ceder, a título integral e permanente, os direitos de autor (copyright) à revista Motricidade e às Edições Desafio Singular. A cedência de direitos de autor permite a publicação e divulgação do artigo em formato impresso ou eletrónico e entrará em vigor a partir da data de aceitação do manuscrito. Os autores concedem, ainda, os direitos para a revista Motricidade utilizar e explorar o respetivo artigo, nomeadamente para licenciar, ceder ou vender o seu conteúdo a bases de resumos/indexação ou outras entidades.
Nos termos da licença “Creative Commons”, os autores poderão reproduzir um número razoável de exemplares para uso pessoal ou profissional, mas sem fins comerciais. Nos termos da licença SHERPA/RoMEO, os autores poderão, ainda, disponibilizar/arquivar uma cópia digital final (versão postprint) do artigo no seu website ou no repositório científico da sua instituição.