Desenvolvimento e validação cruzada de equações preditivas de massa livre de gordura por bioimpedanciometria, para homens brasileiros de 20 a 59 anos de idade
DOI:
https://doi.org/10.6063/motricidade.16232Resumo
O objetivo do estudo foi desenvolver e validar equação preditiva de massa livre de gordura por bioimpedanciometria para homens da população brasileira. Foram avaliados 203 homens de 20 a 59 anos de idade, divididos aleatoriamente em dois grupos: desenvolvimento (102) e validação cruzada (101). A técnica padrão foi a Abortometria radiológica de dupla energia (DEXA). Teste t pareado, regressão múltipla e plotagem de Bland-Altman foram utilizados para testar a validade do modelo proposto. A equação derivada pelo estudo foi: MLG = 17,57 + 0,348 (Estatura2/Resistência) + 0,513 Massa Corporal – 0,283 Perímetro Abdominal + 0,079 Reatância – 0,038 idade; coeficiente de correlação de concordância – CCC = 0,937; r2= 0,89; erro padrão de estimativa – EPE = 2,55 kg; erro puro – EP = 2,51 kg. Com isso, a nova equação proposta proporciona estimativa válida da massa livre de gordura, sendo recomendada para homens com características semelhantes.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Os autores dos manuscritos submetidos para publicação deverão ceder, a título integral e permanente, os direitos de autor (copyright) à revista Motricidade e às Edições Desafio Singular. A cedência de direitos de autor permite a publicação e divulgação do artigo em formato impresso ou eletrónico e entrará em vigor a partir da data de aceitação do manuscrito. Os autores concedem, ainda, os direitos para a revista Motricidade utilizar e explorar o respetivo artigo, nomeadamente para licenciar, ceder ou vender o seu conteúdo a bases de resumos/indexação ou outras entidades.
Nos termos da licença “Creative Commons”, os autores poderão reproduzir um número razoável de exemplares para uso pessoal ou profissional, mas sem fins comerciais. Nos termos da licença SHERPA/RoMEO, os autores poderão, ainda, disponibilizar/arquivar uma cópia digital final (versão postprint) do artigo no seu website ou no repositório científico da sua instituição.