CIAFIS – Congresso Internacional de Atividade Física, Nutrição e Saúde

  • Nara Michelle Moura Soares Universidade Tiradentes, Aracajú, Sergipe
  • Estélio Henrique Martin Dantas Universidade Tiradentes, Aracajú, Sergipe
  • Marzo Edir da Silva-Grigoletto Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, Sergipe
  • Roberto Jerônimo dos Santos Silva, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, Sergipe
  • Felipe José Martins Aidar Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, Sergipe
  • Walderi Monteiro da Silva Júnior Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, Sergipe
  • Breno Tinoco Cabral Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, Rio Grande do Norte
  • André Luiz Carneiro Universidade Estadual de Montes Claros, Montes Claros, Minas Gerais
  • Nuno Domingos Garrido Research Center in Sports Sciences, Health Sciences & Human Development, CIDESD, Vila Real, Portugal http://orcid.org/0000-0002-8105-7580
  • Victor Machado Reis Universidade de Tras-os-Montes de Alto Douro, Vila Real http://orcid.org/0000-0002-4996-1414

Abstract

O 3º Congresso Internacional de Atividade Física, Nutrição e Saúde proporcionou discussão, reflexão e prática acerca das bases teórico-metodológicas dirigidas às intervenções na área de Atividade Física, Nutrição e Saúde. Reflexões sobre o processo de envelhecimento, bem como os aspetos do envelhecer com saúde e qualidade de vida foram abordados no evento.

O envelhecimento é um fenômeno natural, universal, irreversível e não ocorre de forma simultânea e igualitária nos seres humanos. Envelhecer faz parte da vida e, visto a luz dos conhecimentos atuais, nada é possível para fazer alterar este processo. Atualmente, o envelhecimento constitui um dos temas de maior interesse da sociedade devido à transição epidemiológica que o mundo está apresentando. Diante disso, procurar respostas sobre quais são as mudanças que ocorrem nesse período, quais são as causas e as consequências são os desafios da ciência com o objetivo de retardar esse processo.

Para melhor compreensão da relação entre envelhecimento e saúde, uma abordagem multidimensional deve ser considerada, levando em consideração os aspectos biológicos, físicos, psicológicos, econômicos e sociais. Além disso, a qualidade de vida passa a ser um aspecto importante por atender as demandas de saúde da sociedade.

Tais discussões realizadas servirão para subsidiar uma análise crítica sobre a atuação dos profissionais da saúde, no Brasil e no Estado de Sergipe.  É inadiável, portanto, que os acadêmicos e os professores de todas as áreas do conhecimento, conscientizem-se de que é necessário atualização e capacitação constante.

Published
2018-03-16