Ciclo menstrual e o uso de diferentes doses de contraceptivo oral não afetam os parâmetros de torque em praticantes de treinamento de força
DOI:
https://doi.org/10.6063/motricidade.18181Resumo
Objetivo: (a) verificar o efeito de diferentes momentos do ciclo menstrual (CM) (menstrual e não menstrual) os mulheres que fazem uso (usuárias) ou não usam (não-usuárias) de contraceptivo oral (CO); (b) comparar a influência de diferentes doses de CO nos momentos do CM. As mulheres foram divididas em 2 grupos; não-usuárias (GNC = 13) e grupo usuárias (GC = 13). Em seguida, o GC foi dividido em dois subgrupos, (GCUB = 6) – dose ultrabaixo de estrogênio e dose baixa (GCL = 7). Todas as participantes foram avaliadas no 1º ou 2º dia do seu CM e 14º ou 15º após. O pico de torque (PT) e o trabalho (W) foram avaliados em todos os momentos do CM. No foram encontradas interações para o PT e W. Além disso, não foram observadas diferenças significativas nos parâmetros do torque entre as usuárias para as diferentes dosagens. Em conclusão, o uso e não uso de CO não afetam os parâmetros de torque nos diferentes momentos do CM. Assim, as diferentes doses dos COs parecem não afetar o torque e o trabalho durante o CM.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Os autores dos manuscritos submetidos para publicação deverão ceder, a título integral e permanente, os direitos de autor (copyright) à revista Motricidade e às Edições Sílabas Didáticas. A cedência de direitos de autor permite a publicação e divulgação do artigo em formato impresso ou eletrónico e entrará em vigor a partir da data de aceitação do manuscrito. Os autores concedem, ainda, os direitos para a revista Motricidade utilizar e explorar o respetivo artigo, nomeadamente para licenciar, ceder ou vender o seu conteúdo a bases de resumos/indexação ou outras entidades.
Nos termos da licença “Creative Commons”, os autores poderão reproduzir um número razoável de exemplares para uso pessoal ou profissional, mas sem fins comerciais. Nos termos da licença SHERPA/RoMEO, os autores poderão, ainda, disponibilizar/arquivar uma cópia digital final (versão postprint) do artigo no seu website ou no repositório científico da sua instituição.