Carreiras duais no alto rendimento desportivo na Europa: uma revisão sistemática da literatura
DOI:
https://doi.org/10.6063/motricidade.21422Palavras-chave:
barreiras, facilitadores, estudante-atleta, alto rendimento, escolaResumo
O desporto de alto rendimento é hoje reconhecido na Europa como um importante fator de desenvolvimento desportivo dos vários Estados-membros, mas as suas exigências são um problema, para os estudantes-atletas, que procuram compatibilizar os estudos com a prática desportiva de alto rendimento numa carreira dual. Esta revisão sistemática da literatura procura, identificar barreiras e facilitadores à carreira dual relatados em investigações pertinentes, realizadas na Europa nos últimos anos (2015–2020), selecionadas a partir da combinação das palavras-chave “dual career”, “student-athlete”, “elite-athlete” e “school”. A pesquisa foi realizada nas bases de dados Scopus, Science Direct, Medline, Sportdiscus e PsycArticles entre os dias 1 e 21 de junho de 2020. Os resultados permitem identificar, barreiras (o ensino universitário, a adaptação cultural associada à transição cultural, o uso de substâncias, o stress, o burnout desportivo e a gestão do horário) e facilitadores (motivações) que se refletem no sistema escolar, no sistema desportivo, em ambos ou no abandono de uma das carreiras. Os estudos revelam, ainda, uma necessidade de maiores investimentos na compreensão do fenómeno complexo da carreira dual, através de estudos internacionais, com amostras representativas e métodos mistos de investigação, de forma a colmatar dificuldades e encontrar soluções junto de todos os que têm responsabilidade no sucesso da carreira dupla.
Palavras-chave: barreiras; facilitadores; estudante-atleta; alto rendimento; escola.
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