Análise dos fatores motivacionais de praticantes de FitDance® em academias de ginástica brasileiras
DOI:
https://doi.org/10.6063/motricidade.22254Resumo
As aulas de ginástica e dança podem ser uma excelente ferramenta no combate ao sedentarismo, promovendo um estilo de vida mais saudável aos praticantes. O FitDance® é uma modalidade com aulas divertidas e relaxantes, na qual o professor desenvolve coreografias em conjunto com os alunos. O objetivo deste estudo foi verificar os fatores motivacionais para a prática do FitDance® em academias de uma cidade brasileira, bem como verificar possíveis diferenças nos fatores motivacionais entre mulheres de diferentes faixas etárias. A amostra foi composta por 89 mulheres, de 18 a 50 anos, que praticavam FitDance® há pelo menos um ano. As participantes responderam ao Exercise Motivations Inventory-2 e um questionário sociodemográfico. Os resultados indicam que os fatores motivacionais Competição (p = 0.003, η2 = 0.28) e Reabilitação da Saúde (p = 0.021, η2 = 0.22) apresentaram diferenças significantes entre as mulheres de 21 a 30 anos (Grupo 1) em comparação com as de 41 a 50 anos (Grupo 3). Mulheres de idades mais jovens parecem estar mais motivadas pelo caráter de competitividade. Já as mulheres mais velhas mostraram maior motivação em relação à Reabilitação da Saúde. Os dados desta pesquisa permitem concluir que o FitDance® é uma modalidade altamente motivadora, independentemente da faixa etária.
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