Seminário científico remoto: uma nova perspectiva da extensão universitária frente à pandemia pela COVID-19

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DOI:

https://doi.org/10.6063/motricidade.25013

Resumo

A universidade tem um papel social extremamente importante quando consegue atingir um equilíbrio entre seus três pilares principais: ensino, pesquisa e extensão. O Grupo de Pesquisa em Ciências dos Esportes Aquáticos (GPCEA) foi idealizado baseado nos pilares de pesquisa e extensão, que são fortemente impulsionados pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. No ano de 2021, devido à pandemia do COVID-19, o GPCEA buscou se adequar às medidas restritivas e planejou e promoveu o III Seminário de Ciências dos Esportes Aquáticos (SeCEA) de forma 100% online. Neste contexto, o presente estudo objetivou relatar esta experiência do III SeCEA, a fim de encorajar outras universidades a realizarem mais eventos desta natureza. Foram realizadas reuniões remotas entre os membros do grupo para definição do tema e do conteúdo programático, dos canais de comunicação e divulgação, dos palestrantes, da produção e revisão dos layouts e vídeos, apresentação do material de arte visual, divulgação e período de inscrições. A realização do III SeCEA envolveu 20 alunos do grupo de pesquisa e 12 palestrantes que possuem expertise na área de esportes aquáticos, distribuídos nos dois dias de evento (no mês de maio de 2021). Cada palestrante teve 30 min para sua apresentação com 10 min de intervalo. O alcance total do Seminário foi de 226 pessoas inscritas, com 96 dessas pessoas assistindo a transmissão ao vivo e um total de 1005 visualizações do evento gravado no YouTube nos 30 dias pós-evento. O III SeCEA foi uma forma de desenvolver e pluralizar o conhecimento no âmbito dos esportes aquáticos ao permitir a participação de estudantes e profissionais do mundo todo, por ser realizado de forma online. O evento gravado possibilitou alcançar um número de pessoas que seria inviável se fosse realizado de forma presencial. Dessa forma, encorajamos mais eventos desta natureza.

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Publicado

2022-02-10

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