Contributos para a história do desporto em Portugal
DOI:
https://doi.org/10.6063/motricidade.26105Palavras-chave:
desporto, história, lazer, competição, Ilustração PortuguesaResumo
Na passagem do século XIX para o século XX, o desporto em Portugal, nas mais diversas modalidades, conheceu um incremento assinalável. A reflexão que se propõe, precedida de uma curta passagem pela semântica da palavra desporto em língua portuguesa em épocas históricas distintas e de uma filiação nos quesitos socráticos quanto à importância da educação física/desporto para o bem estar humano, sinaliza, baseada em notícias da revista Ilustração Portuguesa e com especial enfoque nos anos compreendidos entre 1909-1912, o recrudescimento positivo da prática desportiva em Portugal, lazer e competição, nesses anos que precederam a primeira participação do país nas Olimpíadas da era moderna, em Estocolmo.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Os autores dos manuscritos submetidos para publicação deverão ceder, a título integral e permanente, os direitos de autor (copyright) à revista Motricidade e às Edições Desafio Singular. A cedência de direitos de autor permite a publicação e divulgação do artigo em formato impresso ou eletrónico e entrará em vigor a partir da data de aceitação do manuscrito. Os autores concedem, ainda, os direitos para a revista Motricidade utilizar e explorar o respetivo artigo, nomeadamente para licenciar, ceder ou vender o seu conteúdo a bases de resumos/indexação ou outras entidades.
Nos termos da licença “Creative Commons”, os autores poderão reproduzir um número razoável de exemplares para uso pessoal ou profissional, mas sem fins comerciais. Nos termos da licença SHERPA/RoMEO, os autores poderão, ainda, disponibilizar/arquivar uma cópia digital final (versão postprint) do artigo no seu website ou no repositório científico da sua instituição.