Dependência da Internet e sonolência diurna numa amostra de adolescentes Portugueses
DOI:
https://doi.org/10.6063/motricidade.31792Palavras-chave:
dependência da Internet, sonolência diurna, adolescentes, intervenção, exercício físicoResumo
Na última década, o uso da Internet aumentou significativamente nos adolescentes e a sua utilização por longos períodos de tempo pode alterar as suas rotinas e o seu bem-estar físico e psicológico. As novas gerações têm, cada vez mais, problemas associados ao uso dependente da Internet e, o tempo sedentário dedicado ao uso das tecnologias está diretamente relacionado com vários problemas de saúde. O uso excessivo das tecnologias afeta o início e a duração do sono, o que leva aos adolescentes a desenvolver sonolência diurna, cansaço e insónias que podem resultar numa diminuição do desempenho escolar, baixa concentração, fracasso escolar e sedentarismo. A presente investigação teve como objetivos explorar a dependência da Internet em adolescentes e verificar a sua relação com a sonolência diurna. A amostra foi constituída por 340 adolescentes entre os 12 e 17 anos e foi utilizado um Questionário Sociodemografico, o Internet Addiction Test e a Pediatric Daytime Sleepiness Scal. Os resultados demonstraram que 64.1% (n = 218) dos participantes apresentaram uma taxa de dependência leve e moderada da Internet e 63 (18.5%) adolescentes apresentam sonolência diurna excessiva. Além disso, foram encontradas diferenças estatisticamente significativas entre os sexos dos adolescentes relativamente à sonolência diurna onde o sexo feminino apresenta mais sonolência diurna do que o sexo masculino. Também se verificou uma associação estatisticamente significativa positiva média entre a dependência da Internet e a sonolência diurna, isto é, quanto maior for o nível de dependência da Internet maior será a sonolência diurna nos jovens. Por fim, os resultados observados demonstraram que a sonolência diurna prediz positivamente para a dependência da Internet. Neste sentido, o tempo livre dos adolescentes é mal distribuído o que facilita a prática de atividades sedentárias, sendo, deste modo, fundamental consciencializar os jovens sobre a importância do exercício físico. Dito isto, é importante existir uma avaliação cuidadosa da exposição dos jovens à Internet e sobre os seus hábitos de sono de forma a estabelecer estratégias adequadas para prevenir esta problemática. Assim, é recomendável a prática de atividades físicas uma vez que estas auxiliam no desenvolvimento do adolescente, reduz os riscos de doenças futuras e estimula um estilo de vida mais saudável.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Os autores dos manuscritos submetidos para publicação deverão ceder, a título integral e permanente, os direitos de autor (copyright) à revista Motricidade e às Edições Desafio Singular. A cedência de direitos de autor permite a publicação e divulgação do artigo em formato impresso ou eletrónico e entrará em vigor a partir da data de aceitação do manuscrito. Os autores concedem, ainda, os direitos para a revista Motricidade utilizar e explorar o respetivo artigo, nomeadamente para licenciar, ceder ou vender o seu conteúdo a bases de resumos/indexação ou outras entidades.
Nos termos da licença “Creative Commons”, os autores poderão reproduzir um número razoável de exemplares para uso pessoal ou profissional, mas sem fins comerciais. Nos termos da licença SHERPA/RoMEO, os autores poderão, ainda, disponibilizar/arquivar uma cópia digital final (versão postprint) do artigo no seu website ou no repositório científico da sua instituição.