Bem-estar psicológico em estudantes de enfermagem: relação com sexo e idade

Autores

  • Filipa Aguiar ARS Norte - ACES Douro I - Marão e Douro Norte, Unidade de Cuidados na Comunidade de Sabrosa https://orcid.org/0000-0002-5152-8695
  • Isabel Barroso Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Escola Superior de Saúde https://orcid.org/0000-0001-5112-6015
  • Maria João Monteiro Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Escola Superior de Saúde
  • Maria da Conceição Pereira Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Escola Superior de Saúde
  • Ana Caramelo Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

DOI:

https://doi.org/10.6063/motricidade.33978

Palavras-chave:

Bem-estar psicológico, Estudantes, Enfermagem, COVID-19

Resumo

O bem-estar psicológico é um conceito multidimensional, que inclui dimensões sociais, subjetivas e psicológicas, e que enfatiza o potencial e a capacidade das pessoas para alcançar o bem-estar. Foi objetivo desta investigação avaliar o nível de bem-estar psicológico em estudantes a frequentar o Curso de Licenciatura em Enfermagem, de uma Universidade do Norte do País, bem como a sua relação com o sexo e a idade. Tratou-se de um estudo de natureza quantitativa, transversal e correlacional, com uma amostra não probabilística por conveniência, constituída por 203 estudantes a frequentar o Curso de Licenciatura em Enfermagem em 2022. A recolha de dados foi efetuada através de um questionário constituído por questões para a caraterização dos estudantes e pelo Questionário Geral de Bem-Estar Psicológico, adaptado e validado para estudantes portugueses. Composto por seis itens, com resposta numa escala tipo Likert, com cinco alternativas de resposta. O resultado varia entre zero e trinta, e quanto mais elevada for a pontuação maior o nível de bem-estar psicológico. Constatou-se que 77,8% dos estudantes eram do sexo feminino e 59,1% pertenciam à faixa etária superior a 20 anos. Os estudantes apresentaram bem-estar psicológico, sendo a média de 16,8. Apenas se constatou relação estatisticamente significativa entre o item 2 “Quanta energia ou vitalidade sentiste?”, com pontuação mais elevada no sexo masculino. Este estudo permitiu a conceção de um projeto de intervenção comunitária com o objetivo de capacitar os estudantes para a apropriação de estratégias de coping, promotoras do bem-estar psicológico, essenciais para assegurar os processos desenvolvimentais inerentes ao ciclo de vida que atravessam.

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Publicado

2024-03-31

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