O efeito do equilíbrio na competência motora real e percebida de crianças de 7 e 8 anos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6063/motricidade.34668

Palavras-chave:

equilíbrio, competência motora, controlo de objectos, capacidade de locomoção.

Resumo

Os objectivos do presente estudo foram observar os valores de equilíbrio, competência motora (CM) e Competência Motora Percebida (CMP) em alunos de 7 e 8 anos de idade, bem como averiguar o efeito de um programa centrado no trabalho de equilíbrio na CM e CMP, e no próprio equilíbrio, bem como as possíveis diferenças em função do sexo. A amostra era constituída por 10 rapazes e 7 raparigas, pertencentes ao segundo ano do Ensino Básico (idade média = 7.6 anos; DP = 0.24). Foi utilizado um desenho de estudo pré-experimental de medidas repetidas. Os instrumentos utilizados foram o Test of Gross Motor Development (TGMD-3) para a competência motora real, a Pictographic Scale of Perceived Motor Skills Competence (PMSC) para a competência motora percebida, e o Stability Skills test para o equilíbrio. Foi implementado um programa de 10 sessões, cujo objetivo era trabalhar o equilíbrio. Os resultados indicaram melhorias em todas as variáveis, tendo sido observadas diferenças de acordo com o sexo dos participantes. Por conseguinte, pode concluir-se que um trabalho específico de equilíbrio pode melhorar não só o equilíbrio, mas também a competência motora real e percebida, embora sejam necessários mais estudos sobre as diferenças de género.

Biografias Autor

Andrea Hernández-Martínez, University of Castilla-La Mancha

Lecturer

Irene González-Martí, Faculty of Education of Albacete. University of Castilla-La Mancha

Associate Professor

Yolanda Sánchez-Matas, Faculty of Education of Ciudad Real. University of Castilla-La Mancha

Assitant Professor

Publicado

2024-12-31

Edição

Secção

Artigos Originais

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)