O efeito do equilíbrio na competência motora real e percebida de crianças de 7 e 8 anos
DOI:
https://doi.org/10.6063/motricidade.34668Palavras-chave:
equilíbrio, competência motora, controlo de objectos, capacidade de locomoção.Resumo
Os objectivos do presente estudo foram observar os valores de equilíbrio, competência motora (CM) e Competência Motora Percebida (CMP) em alunos de 7 e 8 anos de idade, bem como averiguar o efeito de um programa centrado no trabalho de equilíbrio na CM e CMP, e no próprio equilíbrio, bem como as possíveis diferenças em função do sexo. A amostra era constituída por 10 rapazes e 7 raparigas, pertencentes ao segundo ano do Ensino Básico (idade média = 7.6 anos; DP = 0.24). Foi utilizado um desenho de estudo pré-experimental de medidas repetidas. Os instrumentos utilizados foram o Test of Gross Motor Development (TGMD-3) para a competência motora real, a Pictographic Scale of Perceived Motor Skills Competence (PMSC) para a competência motora percebida, e o Stability Skills test para o equilíbrio. Foi implementado um programa de 10 sessões, cujo objetivo era trabalhar o equilíbrio. Os resultados indicaram melhorias em todas as variáveis, tendo sido observadas diferenças de acordo com o sexo dos participantes. Por conseguinte, pode concluir-se que um trabalho específico de equilíbrio pode melhorar não só o equilíbrio, mas também a competência motora real e percebida, embora sejam necessários mais estudos sobre as diferenças de género.
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