Instruções de foco de atenção para a automatização da ação na aprendizagem de uma habilidade manipulativa

Autores

  • Josiane Medina-Papst Universidade Estadual de Londrina
  • Fabio Luis Bordini Universidade Estadual de Londrina
  • Inara Marques Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.6063/motricidade.3812

Resumo

O objetivo deste estudo foi testar a hipótese da ação restrita sobre o efeito do foco de atenção na automatização da ação. Participaram 30 sujeitos, formando os grupos de foco de atenção interno (FI, n=10), foco de atenção externo (FE, n=10) e grupo controle (GC, n=10). A tarefa primária consistiu em lançar um disco de plástico de maneira que ele deslizasse sobre a mesa com a meta de encostar ou ficar o mais próximo possível do alvo, realizada concomitante à tarefa probatória de tempo de reação. Conduziu-se um pré-teste, uma fase de aquisição (9 blocos de 10 tentativas) com descanso de 2 minutos entre os blocos e, em seguida, um pós-teste. Após 48 horas, aplicou-se um teste de retenção e de transferência. A Anova (3 grupos x 4 momentos) com medidas repetidas no último fator não indicou diferença significativa entre os grupos com FI e FE em relação ao desempenho na tarefa, mas somente entre os momentos de avaliação (p<.05). Nesse estudo, a hipótese da ação restrita não foi confirmada. Na prática, o uso de instruções para o direcionamento do foco de atenção deve ser atentamente utilizado de acordo com o estágio de aprendizagem do sujeito e o objetivo a ser atingido.

Biografias Autor

Josiane Medina-Papst, Universidade Estadual de Londrina

Professora Assistente A no Departamento de Educação Física do Centro de Educação Física e Esporte da Universidade Estadual de Londrina.

Colaboradora no Grupo de Estudos e Pesquisas em Desenvolvimento e Aprendizagem Motora/GEPEDAM-UEL

Fabio Luis Bordini, Universidade Estadual de Londrina

Aluno do Programa de Doutorado Associado UEM-UEL em Educação Física. Bolsista Fundação Araucária/CAPES.

Colaborador no Grupo de Estudos e Pesquisas em Desenvolvimento e Aprendizagem Motora/GEPEDAM-UEL

Professor da Rede Municipal de Ensino de Rolândia-PR.

Inara Marques, Universidade Estadual de Londrina

Professora Associada no Departamento de Educação Física do Centro de Educação Física e Esporte da Universidade Estadual de Londrina.

Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Desenvolvimento e Aprendizagem Motora/GEPEDAM-UEL

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Publicado

2016-03-10

Edição

Secção

Artigos Originais

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