Influência do volume de treino em vários parâmetros em jogadores de rugby
DOI:
https://doi.org/10.6063/motricidade.38266Palavras-chave:
rugby, training load, GPS tracking, physical performance, aerobic capacity, player monitoringResumo
O artigo aborda as exigências físicas do rugby amador, utilizando tecnologia GPS para analisar o desempenho dos jogadores durante os jogos e sessões de treino. Os resultados mostram que os jogos são mais exigentes fisicamente do que os treinos, com maiores distâncias percorridas, mais sprints e um número maior de impactos. No entanto, as sessões de treino replicam adequadamente as acelerações e desacelerações, embora haja menos contatos físicos para evitar lesões. Além disso, foi observada uma melhoria na capacidade aeróbica dos jogadores após cinco semanas de treino, destacando a necessidade de personalizar as sessões de treino para otimizar o desempenho individual.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Os autores dos manuscritos submetidos para publicação deverão ceder, a título integral e permanente, os direitos de autor (copyright) à revista Motricidade e às Edições Sílabas Didáticas. A cedência de direitos de autor permite a publicação e divulgação do artigo em formato impresso ou eletrónico e entrará em vigor a partir da data de aceitação do manuscrito. Os autores concedem, ainda, os direitos para a revista Motricidade utilizar e explorar o respetivo artigo, nomeadamente para licenciar, ceder ou vender o seu conteúdo a bases de resumos/indexação ou outras entidades.
Nos termos da licença “Creative Commons”, os autores poderão reproduzir um número razoável de exemplares para uso pessoal ou profissional, mas sem fins comerciais. Nos termos da licença SHERPA/RoMEO, os autores poderão, ainda, disponibilizar/arquivar uma cópia digital final (versão postprint) do artigo no seu website ou no repositório científico da sua instituição.