Contribuição das bebidas para a hidratação, antes, durante e depois da actividade física em estudantes universitários
DOI:
https://doi.org/10.6063/motricidade.521Resumo
Introdução: O consumo de líquidos antes, durante e depois da actividade física tem efeito benéfico na hidratação corporal de indivíduos fisicamente activos. Previne a desidratação e aumenta a capacidade de desempenho físico. Objectivos: Avaliar os conhecimentos, contributos e o consumo de bebidas antes, durante e depois da actividade física em universitários fisicamente activos, e a composição corporal, actividade física e gasto energético. Metodologia: Foram avaliados 348 alunos, 140 do sexo feminino e 208 do masculino que frequentam do 1º ao 4º ano da Licenciatura de Ciências do Desporto e Educação Física da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FCDEF-UP). Foi utilizado um inquérito específico e parâmetros antropométricos. O tratamento estatístico foi feito pelo programa SPSS, versão 13.0 para o Windows e Microsoft Excel 2003 com p<0,05. Resultados: Verificou-se que os alunos do 1º e 2º ano praticam e gastam mais calorias com actividade física numa semana típica. Cerca de 95% dos alunos considera necessário o consumo de bebidas antes, durante e depois da actividade física. Discussão: A hidratação é justificativa da necessidade do consumo de bebidas antes, durante e depois da actividade física. Cerca de 85% consomem bebidas em pelo menos uma das modalidades desportivas praticadas, antes, durante e depois da actividade física. A água foi a bebida mais consumida antes, durante e depois da actividade física curricular e extracurricular.
Downloads
Edição
Secção
Licença
Os autores dos manuscritos submetidos para publicação deverão ceder, a título integral e permanente, os direitos de autor (copyright) à revista Motricidade e às Edições Desafio Singular. A cedência de direitos de autor permite a publicação e divulgação do artigo em formato impresso ou eletrónico e entrará em vigor a partir da data de aceitação do manuscrito. Os autores concedem, ainda, os direitos para a revista Motricidade utilizar e explorar o respetivo artigo, nomeadamente para licenciar, ceder ou vender o seu conteúdo a bases de resumos/indexação ou outras entidades.
Nos termos da licença “Creative Commons”, os autores poderão reproduzir um número razoável de exemplares para uso pessoal ou profissional, mas sem fins comerciais. Nos termos da licença SHERPA/RoMEO, os autores poderão, ainda, disponibilizar/arquivar uma cópia digital final (versão postprint) do artigo no seu website ou no repositório científico da sua instituição.