Um achado incomum no exame da fontanela anterior
DOI:
https://doi.org/10.25753/BirthGrowthMJ.v27.i4.10212Palavras-chave:
Ecografia, Fontanelas, Quisto epidermoide, Ressonância magnéticaResumo
Introdução: A palpação da fontanela anterior permite avaliar o volume e pressão intracranianos. Uma fontanela tensa numa criança tranquila e observada em posição vertical sugere hipertensão intracraniana, que pode ter várias etiologias, nomeadamente processos neoformativos.
Caso clínico: Uma lactente do sexo feminino, de dois meses de idade, recorreu a consulta na sua Unidade de Saúde Familiar por tumefação na fontanela anterior. Objetivou-se a presença de tumefação nodular, de consistência mole, com cerca de 1 cm de maior diâmetro. A ecografia transfontanelar revelou um provável quisto epidermoide. A lactente foi referenciada para Cirurgia Pediátrica, tendo realizado ecografia de controlo após dois meses, que revelou crescimento da lesão, motivo pelo qual foi referenciada para Neurocirurgia. Efetuou ressonância magnética encefálica, que confirmou o diagnóstico ecográfico e excluiu comunicação da lesão com estruturas endocranianas. A lactente manteve seguimento por Neurocirurgia e foi decidido manter vigilância até a fontanela encerrar para realização da cirurgia de exérese. O exame histológico confirmou o diagnóstico de quisto dermoide.
Discussão:A vigilância clínica e os achados dos exames imagiológicos demonstraram o carácter benigno da lesão, permitindo adiar a intervenção cirúrgica.
Downloads
Referências
– Fenichel GM. Clinical pediatric neurology: a signs and symptoms approach. 7th ed. Philadelphia: Saunders Elsevier; 2013.
– Drutz JE. The pediatric physical examination: HEENT. Dezembro, 2015. (Acedido em 17 de outubro 2016). Disponível em: http://www.uptodate.com/pt.
– David RB, Bodensteiner JB, Mandelbaum DE, Olson BJ. Clinical Pediatric Neurology. New York: DemosMedical; 2009.
– Stevenson DK, Benitz WE, Sunshine P, Hintz SR, Druzin ML. Fetal and Neonatal Brain Injury. 4th ed. Cambridge: Cambridge University Press; 2009.
– Lissauer T, Clayden G. Illustrated Textbook of Paediatrics. 3rd ed. London: Mosby Elsevier; 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Copyright e Direitos dos Autores
Todos os artigos publicados na Revista Nascer e Crescer – Birth and Growth Medical Journal são de acesso aberto e cumprem os requisitos das agências de financiamento ou instituições académicas. Relativamente à utilização por terceiros a Nascer e Crescer – Birth and Growth Medical Journal rege-se pelos termos da licença Creative Commons "Atribuição - Uso Não-Comercial - (CC-BY-NC)"".
É da responsabilidade do autor obter permissão para reproduzir figuras, tabelas, etc. de outras publicações.
Juntamente com a submissão do artigo, os autores devem enviar a Declaração de conflito de interesses e formulário de autoria. Será enviado um e-mail ao autor correspondente, confirmando a receção do manuscrito.
Os autores ficam autorizados a disponibilizar os seus artigos em repositórios das suas instituições de origem, desde que mencionem sempre onde foram publicados e de acordo com a licença Creative Commons.