Cyberbullying na pré-adolescência - realidade de um concelho do norte de Portugal
DOI:
https://doi.org/10.25753/BirthGrowthMJ.v34.i1.37627Palavras-chave:
cyberbullying, infância, pré-adolescência, redes sociaisResumo
Introdução: A rápida evolução das tecnologias de comunicação possibilitou um fácil e prematuro acesso de crianças e jovens a redes sociais, internet e smartphones. O uso indiscriminado destas tecnologias levou ao aparecimento do cyberbullying. O objetivo foi analisar a prevalência de cyberbullying e as formas mais frequentes implicadas nesta faixa.
Métodos: Estudo observacional transversal, obtido através de questionários anónimos distribuídos em escolas do 2º e 3º ciclo do ensino básico do concelho.
Resultados: De uma amostra de 482 alunos, as idades distribuíram-se entre os 9 e os 15 anos, com a mediana de 12 anos e uma proporção semelhante entre géneros (55% feminino; 45% masculino). Quanto ao tempo diário dispensado no ecrã, 20,5% respondeu passar menos de 1 hora, 47,7% entre 1 a 3 horas, enquanto 31,1% mais de 3 horas por dia. A prevalência de cyberbullying da amostra estudada foi de 30,9%, sendo que 34,9% dos mesmos assumem ter sido vítimas nos últimos 3 meses, sendo que apenas 50% solicitaram ajuda. A tipologia mais assinalada foi ter sido excluído de algum chat ou rede social. Na subamostra de crianças que sofreram de cyberbullying, obteve-se uma relação estatisticamente significativa entre a vitimização e ser do sexo feminino (p-value 0,046) e entre a vitimização e ser agressor (p-value < 0,001).
Conclusão: Segundo este estudo, a exposição à tecnologia digital nesta faixa etária é praticamente universal, sendo que a prevalência de cyberbulling foi de cerca 31%, um valor alarmante de vitimização numa fase crucial de desenvolvimento social e emocional da criança.
Downloads
Referências
Wang CW, Musumari PM, Techasrivichien T, Suguimoto SP, Chan CC, Ono-Kihara M, et al. “i felt angry, but i couldn’t do anything about it”: A qualitative study of cyberbullying among Taiwanese high school students. BMC Public Health. 2019 May 28;19(1).
Kowalski R, Giumetti G, Schroeder A, Lattanner M. Bullying in the Digital Age: A Critical Review and Meta-Analysis of Cyberbullying Research Among Youth. Psychol Bull. 2014 Feb 10;140.
Englander E, Donnerstein E, Kowalski R, Lin CA, Parti K. Defining Cyberbullying. Pediatrics [Internet]. 2017 Nov 1;140(Supplement_2):S148–51. Available from: https://doi.org/10.1542/peds.2016-1758U.
Ferrara P, Ianniello F, Villani A, Corsello G. Cyberbullying a modern form of bullying: let’s talk about this health and social problem. Ital J Pediatr [Internet]. 2018;44(1):14. doi: https://doi.org/10.1186/s13052-018-0446-4.
Machimbarrena JM, Garaigordobil M. Prevalence of Bullying and Cyberbullying in the Last Stage of Primary Education in the Basque Country. Span J Psychol [Internet]. 2018/10/29. 2018;21:E48. Available from: https://www.cambridge.org/core/product/EAB63CB39EC3E4F27695BF6884895B61.
Hashemi A. Cyberbullying phenomenon: an investigation among Afghan university students. Cogent Soc Sci. 2021;7(1). doi: https://doi.org/10.1080/23311886.2021.
Bansal S, Garg N, Singh J, Van Der Walt F. Cyberbullying and mental health: past, present and future. Front Psychol. 2023;14.
Maurya C, Muhammad T, Dhillon P, Maurya P. The effects of cyberbullying victimization on depression and suicidal ideation among adolescents and young adults: a three year cohort study from India. BMC Psychiatry [Internet]. 2022;22(1):599. doi: https://doi.org/10.1186/s12888-022-04238-x.
Rice E, Petering R, Rhoades H, Winetrobe H, Goldbach J, Plant A, et al. Cyberbullying Perpetration and Victimization Among Middle-School Students. Am J Public Health [Internet]. 2015 Jan 20;105(3):e66–72. doi: https://doi.org/10.2105/AJPH.2014.302393.
Álvarez-García D, Dobarro A, Núñez JC. Validez y fiabilidad del Cuestionario de cibervictimización en estudiantes de Secundaria. Aula Abierta [Internet]. 2015;43(1):32–8. doi: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0210277314000298.
Elmahdy M, Maashi NA, Hakami SO, Fathi MA, Alsuri HI, Hezymi SH, et al. Prevalence of Bullying and Its Association With Health-Related Quality of Life Among Adolescents in Jazan: A Cross-Sectional Study. Cureus. 2022 Aug 29;14(8):e28522. doi: https://doi.org/10.7759/cureus.28522.
Bauman S. Types of Cyberbullying. In: Cyberbullying [Internet]. 2015. p. 53–8. Available from: https://doi.org/10.1002/9781119221685.ch4.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 Vanda Melo, Pedro Pacheco, Mariana Portela, Sandra Costa, Helena Ribeiro

Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
Copyright e Direitos dos Autores
Todos os artigos publicados na Revista Nascer e Crescer – Birth and Growth Medical Journal são de acesso aberto e cumprem os requisitos das agências de financiamento ou instituições académicas. Relativamente à utilização por terceiros a Nascer e Crescer – Birth and Growth Medical Journal rege-se pelos termos da licença Creative Commons "Atribuição - Uso Não-Comercial - (CC-BY-NC)"".
É da responsabilidade do autor obter permissão para reproduzir figuras, tabelas, etc. de outras publicações.
Juntamente com a submissão do artigo, os autores devem enviar a Declaração de conflito de interesses e formulário de autoria. Será enviado um e-mail ao autor correspondente, confirmando a receção do manuscrito.
Os autores ficam autorizados a disponibilizar os seus artigos em repositórios das suas instituições de origem, desde que mencionem sempre onde foram publicados e de acordo com a licença Creative Commons.