Eficácia de um programa educacional baseado no empowerment na perceção de autoeficácia em utentes com diabetes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12707/RIV19037

Palavras-chave:

autoeficácia, diabetes mellitus tipo 2, educação para a saúde, empoderamento para a saúde, enfermagem, programa educacional

Resumo

Enquadramento: Estudos sugerem que modelos educativos baseados no empowerment, implementados em pessoas com diabetes, poderão fomentar a melhoria da autoeficácia percecionada. Esta variável é considerada relevante na autogestão do regime terapêutico.

Objetivos: Avaliar a eficácia de um programa educacional baseado no empowerment, na perceção de autoeficácia, em utentes com diabetes mellitus tipo 2.

Metodologia: Estudo quasi-experimental, com avaliação antes e após implementação do programa, com intervalo de 6 semanas. Amostra aleatória randomizada, constituída por 42 participantes (grupo experimental = 19; grupo de controlo = 23), inscritos numa unidade de saúde familiar da Administração Regional de Saúde do Centro. O Diabetes Empowerment Scale - Short Form (DES-SF) foi o instrumento utilizado para determinar a eficácia do programa. Foram assegurados todos os procedimentos formais e éticos.

Resultados: Os utentes submetidos a um programa educativo baseado no empowerment apresentaram uma maior perceção de autoeficácia (p = 0,000), comparativamente com aqueles que seguiram o regular protocolo de vigilância.

Conclusão: Os programas educacionais baseados no empowerment parecem contribuir para uma melhoria da autoeficácia percebida, pelo que poderão ser assumidos como estratégias a aplicar a utentes com diabetes mellitus tipo 2.

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Publicado

2019-09-30

Como Citar

Almeida, M., Sousa, M. R. M. G. C. de, & Loureiro, H. M. A. M. (2019). Eficácia de um programa educacional baseado no empowerment na perceção de autoeficácia em utentes com diabetes. Revista De Enfermagem Referência, 4(22), 33–42. https://doi.org/10.12707/RIV19037

Edição

Secção

Artigos de Investigação