A relevância da ACEPS no percurso histórico da enfermagem

Autores

  • Margarida Vieira Universidade Católica Portuguesa, Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde, Instituto de Ciências da saúde, Porto

DOI:

https://doi.org/10.48492/servir021.21365

Palavras-chave:

História, Enfermagem, Associação Católica de Enfermeiros e Profissionais Saúde

Resumo

INTRODUÇÃO
A história da enfermagem portuguesa é partilhada pela história da Associação Católica dos Enfermeiros e Profissionais da saúde (ACEPS) desde 1950, data em que se formalizou a Comissão Organizadora da Associação.

DESENVOLVIMENTO
Enfermeiras portuguesas notáveis com idoneidade moral e competência reconhecida estiveram na génese, implementação e desenvolvimento da ACEPS, e por via da mesma promoveram o desenvolvimento técnico-cientifica com enfoque humanista dos enfermeiros e da enfermagem em Portugal. A história das organizações e dos movimentos, é feita pelas pessoas que os integram. Daí ser imperativo destacar o incontornável contributo da Enfermeira Emília Maria da Costa Macedo para os desígnios da ACEPS.

CONCLUSÕES
Conhecer a história, ajuda-nos a compreender o presente, mas deve, sobretudo, preparar-nos para enfrentar o futuro. Como aconteceu no passado, a enfermagem e a comunidade de hoje precisam que a ACEPS continue o seu caminha e a sua missão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Ficheiros Adicionais

Publicado

2016-02-29

Como Citar

Vieira, M. (2016). A relevância da ACEPS no percurso histórico da enfermagem . Servir, 59(1), 35–39. https://doi.org/10.48492/servir021.21365