Maria Inês Stilwell, fundadora da associação católica de enfermeiros e profissionais de saúde - ACEPS (1914-2001)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48492/servir0259.23082

Palavras-chave:

Biografia, História da Enfermagem, Enfermagem em reabilitação

Resumo

Introdução

A apresentação biográfica de Inês Stilwell sugere uma reflexão prévia sobre a história social da enfermagem, a história das mulheres, o valor do método biográfico e os movimentos juvenis enquadrados pelo Movimento Escutista e a Ação Católica Portuguesa.

Objetivo

É objetivo deste trabalho fazer a apresentação biográfica e contextuali-zar a história de vida de Inês Stilwell.

Métodos

Procedeu-se à recolha de fragmentos (auto)biográficos de uma entrevista feita a Inês Stilwell e de outros elementos da sua história de vida.

Resultados

A biografada fez os primeiros estudos em Inglaterra, voltando a Portugal aos 17 anos, concluindo o curso de enfermagem na Escola Artur Ravara, em 1934. Dirigente da Juventude Operária Católica (JOC), entrou aos 21 anos para as Guias de Portugal. Aos 39 anos, inscreveu-se no curso de enfermagem do Nightingale Training School St. Thomas’ Hospital. Participou na criação do Centro de Reabilitação do Alcoitão e na formação de enfermeiros nesta área. Em 1957, coadjuvou a coordenação dos primeiros cursos de Agentes Técnicos de Fisioterapia e de Terapêutica Ocupacional, da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML). Fez parte do conselho pedagógica da Escola de Ensino e Administração de Enfermagem e, em 1973, integrou o grupo de trabalho para a revisão do plano de estudos do curso de especialização em enfermagem de reabilitação.

Conclusões

A sua vida foi estruturada pelas guerras mundiais, pelas memórias da Monarquia e da República e por acontecimentos de vida familiar traumáticos. Muito jovem, debateu-se com o dilema de optar entre a vida religiosa e a secular.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2016-06-30

Como Citar

Subtil, C. (2016). Maria Inês Stilwell, fundadora da associação católica de enfermeiros e profissionais de saúde - ACEPS (1914-2001). Servir, (59), 24–25. https://doi.org/10.48492/servir0259.23082