Perspectiva da enfermagem de saúde pública em Portugal (1962)

Autores

  • Elisa Garcia Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa. Unidade de investigação e desenvolvimento em enfermagem, Escola Superior de Enfermagem de Lisboa
  • José Amendoeira Escola Superior de Saúde, Instituto Politécnico de Santarém. Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde, Universidade Católica https://orcid.org/0000-0002-4464-8517

DOI:

https://doi.org/10.48492/servir0259.23089

Palavras-chave:

Saúde pública em Portugal, Enfermagem de saúde pública, HiHistória de enfermagem

Resumo

Introdução

Foi após a segunda guerra mundial que as questões sociais começaram a suscitar o desenvolvimento dos serviços de saúde pública e se assistiu ao incremento da enfermagem de saúde pública. Esta comunicação equaciona a perspetiva dos enfermeiros sobre o papel e ação da enfermeira de saúde pública, no contexto sócio sanitário do país, no início da década de sessenta e pretende contribuir para o conhecimento da história da enfermagem no século XX.

Objetivo

Descrever as intervenções das enfermeiras que participaram na 1ª sessão de estudo sobre a enfermagem na saúde pública, incluída na III Semana de Enfermagem, 1962.

Explicitar as temáticas abordadas de forma a concorrer para a discussão da trajetória evolutiva do papel e ação dos enfermeiros de saúde pública.

Métodos

Utilizada a investigação histórica com análise documental dos trabalhos apresentados na 1ª sessão de estudo. Os documentos, foram identificados, sujeitos à análise crítica interna e externa para lhes conferir credibilidade, apreensão da sua pertinência e valor histórico. A análise incidiu nos discursos das enfermeiras procurando identificar temas, contexto socio sanitário, papel social e ação atribuída às enfermeiras de saúde pública.

Resultados

Foram identificados 4 temas: papel da enfermeira de saúde pública na higiene da maternidade; contribuição da enfermeira para a saúde da criança; a ação da enfermeira na saúde escolar; funções e responsabilidades da enfermeira para os indivíduos na idade adulta e anciania. Verificou- se que correspondiam aos problemas e necessidades de saúde do país e orientavam os enfermeiros para os programas existentes realçando as orientações nacionais e da OMS.

Conclusões

A reflexão e discussão destas áreas temáticas possibilitavam aos enfermeiros o conhecimento de experiências e saberes específicos da enfermagem de saúde pública, dado que estes conhecimentos não constavam, à época, nos planos de estudo oficiais, para formação dos enfermeiros ou especialistas em enfermagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2016-06-30

Como Citar

Garcia, E., & Amendoeira, J. (2016). Perspectiva da enfermagem de saúde pública em Portugal (1962). Servir, (59), 30–31. https://doi.org/10.48492/servir0259.23089