A eticidade na gestão hospitalar, influência do grupo profissional e modelo implementado

Autores

  • Amélia Rego Universidade Católica Portuguesa, Instituto de Bioética, Porto, Portugal
  • Beatriz Araújo Universidade Católica Portuguesa, CIIS-Centro de Investigação Interdisciplinar de Ciências da Saúde, Porto, Portugal https://orcid.org/0000-0003-0266-2449
  • Daniel Serrão Universidade Católica Portuguesa, CIIS-Centro de Investigação Interdisciplinar de Ciências da Saúde, Porto, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.48492/servir0259.23091

Palavras-chave:

Eticidade, Bioética, Gestão Hospitalar, Modelo de gestão

Resumo

Introdução

A eticidade carateriza aquele que age de maneira ética e moral, ou seja, diz respeito à aptidão para exercer a função ética, atuando em sintonia com princípios e valores, sobretudo o respeito pela dignidade da pessoa humana e a promoção do bem comum. O comportamento ético na gestão hospitalar é um investimento estratégico, funcionando como marketing de valores para os clientes da Unidade de Saúde.

Objetivo

O estudo tem como objetivo analisar a relação entre a eticidade dos profissionais de saúde, em funções de gestão hospitalar, com o grupo socioprofissional e o modelo de gestão implementado.

Métodos

Realizou-se um estudo transversal do tipo correlacional, junto duma amostra de 421 profissionais de saúde com funções de gestão, em 25 Hospitais da Zona Norte de Portugal, mediante a aplicação do Questionário Eticidade na Gestão Hospitalar constituído pelas dimensões: Custos e ética; Ponderação ética; Decisão ética; Responsabilidade e qualidade; Restrição económica e ética; e Formas de limitar os custos.

Resultados

Na perceção dos profissionais de saúde, os níveis mais elevados de Responsabilidade e qualidade ocorrem em gestores que exercem funções em hospitais privados e Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS). Quanto aos Custos e ética, são os gestores que exercem funções em hospitais com gestão Parceria Público-privada que apresentam médias mais elevadas, relativamente aos outros, em funções em hospitais com modelos de gestão Entidade Pública Empresarial, IPSS e Privado. Os enfermeiros mostram, face aos outros três grupos socioprofissionais (médicos, administradores e outros), valores claramente mais elevados de Ponderação ética e Restrição económica e ética.

Conclusões

Os resultados afirmam existir relação significativa entre o grupo socioprofissional, modelo de gestão implementado e os índices de eticidade na gestão, favorável aos enfermeiros. Estas variáveis de organização hospitalar com impacto no agir ético dos gestores, recomendam que as reformas no setor da saúde sejam promotoras da eticidade na gestão hospitalar.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2016-06-30

Como Citar

Rego, A., Araújo, B., & Serrão, D. (2016). A eticidade na gestão hospitalar, influência do grupo profissional e modelo implementado. Servir, (59), 34–35. https://doi.org/10.48492/servir0259.23091