Integração da espiritualidade nos cuidados de enfermagem

Autores

  • Sandra Queiroz Hospital Cuf Porto

DOI:

https://doi.org/10.48492/servir0259.23099

Palavras-chave:

Espiritualidade, cuidados espirituais, enfermagem

Resumo

Introdução

Os cuidados holísticos em Enfermagem, exigem que os profissionais tenham atenção à espiritualidade das pessoas a quem cuidam. Contudo, da observação da prática e dos registos quotidianos identificam-se escassas evidências sobre os cuidados espirituais.

Métodos

A partir da revisão integrativa da literatura, efectua-se uma reflexão sobre os factores que contribuem para a escassa evidência da integração da dimensão espiritual nos cuidados prestados pelos enfermeiros.

Desenvolvimento

Passando pelos conceitos de espiritualidade e religiosidade, as necessidades espirituais e a competência para a prestação de cuidados espirituais, pretende-se oferecer itens que ajudem os enfermeiros a refletirem sobre esta temática no seu quotidiano profissional.

Conclusão

Conhecendo os diferentes factores que intervêm nesta problemática, os enfermeiros deverão primeiramente assumir a sua própria espiritualidade para melhor cuidar e evidenciar o que realizam.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2016-06-30

Como Citar

Queiroz, S. (2016). Integração da espiritualidade nos cuidados de enfermagem. Servir, (59), 46–47. https://doi.org/10.48492/servir0259.23099