Validação do questionário de mapeamento do conhecimento ético em estudantes de enfermagem

Autores

  • Madalena Cunha CI&DETS, Escola Superior de Saúde de Viseu, Instituto Politécnico de Viseu. CIEC, Universidade do Minho, Portugal https://orcid.org/0000-0003-0710-9220
  • Maria do Céu Cunha Agrupamento de Escolas de Sátão
  • Teresa Rodrigues Agrupamento de Escolas Cidade do Entroncamento
  • Celso Nunes Centro Hospitalar Tondela-Viseu, EPE
  • Estudantes do 25ºCLE CI&DETS, Escola Superior de Saúde de Viseu, Instituto Politécnico de Viseu

DOI:

https://doi.org/10.48492/servir022.23679

Palavras-chave:

Estudantes, Enfermagem, Conhecimento Ético

Resumo

INTRODUÇÃO

A construção e validação de instrumentos válidos que permitam obter informações sobre o Conhecimento Ético, é necessária, uma vez que se torna essencial que o enfermeiro pense, reflita e oriente a sua prática de acordo com o seu respetivo código deontológico.

OBJETIVO

Descrever o processo de validação do Questionário Mapeamento do Conhecimento Ético (QMCE).

MÉTODOS

Participaram 85 estudantes de enfermagem, com média de idades de 20,96 anos. Foi analisada a consistência interna e      a validade de constructo. O Questionário Mapeamento do Conhecimento Ético (Cunha et al., 2013), é constituído por 4 Partes: Parte I: Dados Biográficos e Académicos, Parte II: Modo de Agir, Parte III: Escala Tipologia dos Valores (ETV), Parte IV: Escala Valores/Deveres e Éticos (EVDE).

RESULTADOS

O alfa de Cronbach final da Escala Tipologia dos Valores (alfa=.839), revelou uma boa consistência interna, assim como os da Escala Valores/Deveres e Éticos (alfa=.870). Os estudantes apresentaram na sua maioria um nível de conhecimento positivo, na Parte III Escala Tipologia dos Valores (ETV) e Parte IV: Escala Valores/Deveres e Éticos (EVDE), respetivamente com 50.6% e 55.3%.

CONCLUSÕES

As propriedades psicométricas do Questionário Mapeamento do Conhecimento Ético certificam a sua qualidade, enquanto instrumento a utilizar na avaliação do nível de conhecimento ético dos estudantes de enfermagem.

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Publicado

2016-04-30

Como Citar

Cunha, M., Cunha, M. do C., Rodrigues, T., Nunes, C., & Estudantes do 25ºCLE. (2016). Validação do questionário de mapeamento do conhecimento ético em estudantes de enfermagem . Servir, 59(2), 31–39. https://doi.org/10.48492/servir022.23679