Empoderar a grávida/casal para a amamentação/aleitamento materno
Resumo
Introdução: Seguindo as diretrizes da OMS e UNICEF (2022), em 28/06/2019, os EEESMO da Urgência de Obstetrícia e Ginecologia do CHTV implementaram o Programa de Preparação para a Amamentação/Aleitamento Materno composto por 3 sessões. Aplicamos um Formulário de Verificação de Conhecimentos, replicado no fim das sessões e um Instrumento para aferir a satisfação da grávida/casal.
Objetivos: Promover o Aleitamento Materno. Empoderar a grávida/casal para vivência informada acerca da amamentação/ aleitamento materno. Aferir a satisfação das expetativas dos casais.
Material e Métodos: Realizámos um estudo do tipo quantitativo, corte longitudinal, em painel antes e depois, de curta duração, com uma amostra não probabilística por conveniência de grávidas que frequentaram o Programa de Preparação para a Amamentação/ Aleitamento Materno do CHTV, EPE entre 02/03/2022 e 19/10/22.
Resultados: Após aplicação prévia às sessões do Programa do Formulário de Verificação de Conhecimentos e fazendo uma análise global das 14 questões que o compõem, verificámos que: 19% das grávidas respondeu “Não Sei”, 32% “Sei Pouco”, 25% “Sei o Suficiente”, 17% “Sei Bem” e 7% “Sei Muito Bem”. Quando replicámos o Formulário após as sessões: 2% das grávidas respondeu “Sei Pouco”, 20% “Sei o Suficiente”, 42% “Sei Bem” e 36% “Sei Muito Bem”. Após análise global do Questionário de Satisfação, os resultados mostram que das 198 grávidas que responderam ao questionário (75% da amostra): 65% consideraram o Programa “Muito Bom”; 33,5% “Bom” e 1,5% “Suficiente”.
Conclusões: O leite materno é o melhor e mais completo alimento que existe para o bebé. É fundamental que a mãe tenha acesso a informação e conhecimento para que usufrua desta fase com tranquilidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
No intuito de promover a livre circulação do conhecimento, a Servir funciona em regime de acesso livre (open access). Todo o seu conteúdo está disponível e protegido sob a licença Creative Commons (CC BY 4.0).
A revista permite o auto-arquivo em repositórios institucionais de todas as versões, podendo ficar imediatamente disponíveis.