Empoderar a grávida/casal para a amamentação/aleitamento materno
Resumen
Introdução: Seguindo as diretrizes da OMS e UNICEF (2022), em 28/06/2019, os EEESMO da Urgência de Obstetrícia e Ginecologia do CHTV implementaram o Programa de Preparação para a Amamentação/Aleitamento Materno composto por 3 sessões. Aplicamos um Formulário de Verificação de Conhecimentos, replicado no fim das sessões e um Instrumento para aferir a satisfação da grávida/casal.
Objetivos: Promover o Aleitamento Materno. Empoderar a grávida/casal para vivência informada acerca da amamentação/ aleitamento materno. Aferir a satisfação das expetativas dos casais.
Material e Métodos: Realizámos um estudo do tipo quantitativo, corte longitudinal, em painel antes e depois, de curta duração, com uma amostra não probabilística por conveniência de grávidas que frequentaram o Programa de Preparação para a Amamentação/ Aleitamento Materno do CHTV, EPE entre 02/03/2022 e 19/10/22.
Resultados: Após aplicação prévia às sessões do Programa do Formulário de Verificação de Conhecimentos e fazendo uma análise global das 14 questões que o compõem, verificámos que: 19% das grávidas respondeu “Não Sei”, 32% “Sei Pouco”, 25% “Sei o Suficiente”, 17% “Sei Bem” e 7% “Sei Muito Bem”. Quando replicámos o Formulário após as sessões: 2% das grávidas respondeu “Sei Pouco”, 20% “Sei o Suficiente”, 42% “Sei Bem” e 36% “Sei Muito Bem”. Após análise global do Questionário de Satisfação, os resultados mostram que das 198 grávidas que responderam ao questionário (75% da amostra): 65% consideraram o Programa “Muito Bom”; 33,5% “Bom” e 1,5% “Suficiente”.
Conclusões: O leite materno é o melhor e mais completo alimento que existe para o bebé. É fundamental que a mãe tenha acesso a informação e conhecimento para que usufrua desta fase com tranquilidade.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
No intuito de promover a livre circulação do conhecimento, a Servir funciona em regime de acesso livre (open access). Todo o seu conteúdo está disponível e protegido sob a licença Creative Commons (CC BY 4.0).
A revista permite o auto-arquivo em repositórios institucionais de todas as versões, podendo ficar imediatamente disponíveis.