Capacitação de pais de crianças com perturbação do espetro do autismo na fase de diagnóstico
protocolo de scoping review
DOI:
https://doi.org/10.48492/servir0209.35753Palavras-chave:
Perturbação do Espectro do Autismo, Pais, Capacitação, DiagnósticoResumo
Introdução: O diagnóstico da Perturbação do Espetro do Autismo em crianças é um processo complexo e exigente para muitas famílias. O apoio e a capacitação prestado no momento do diagnóstico, têm um forte impacto na experiência da família.
Objetivo/s: Mapear a evidência científica sobre estratégias para a capacitação de pais de crianças com Perturbação do Espetro do Autismo, em fase diagnóstica.
Métodos: Protocolo de Scoping Review, baseado na metodologia de Joanna Briggs Institute®. Pesquisa realizada nas bases de dados M MEDLINE Complete, CINAHL Complete, Cochrane Nursing & Allied Health Collection: Comprehensive, Library, Information Science & Technology Abstracts, Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal e Biblioteca Virtual em Saúde, sem limite temporal. Protocolo de pesquisa registado na Open Science Framework (https://doi.org/10.17605/OSF.IO/HVUA8)..
Resultados: Pretende-se mapear estratégias de capacitação de pais de crianças com Perturbação do Espetro do Autismo na fase de diagnóstico.
Conclusão: O protocolo descreve a metodologia para uma Scoping Review, que analisará e sintetizará o conhecimento sobre as estratégias de capacitação dos pais durante o diagnóstico de crianças com Perturbação do Espetro do Autismo.
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