Literacia de navegação em saúde entre estudantes deslocados do ensino superior no Alentejo, Portugal
um estudo transversal
DOI:
https://doi.org/10.48492/servir0211.38993Palavras-chave:
Literacia de Navegação em Saúde, Literacia em saúde, Ensino superior, Estudantes, EnfermagemResumo
Introdução: A Literacia de Navegação em Saúde (LNS), relacionada com a Literacia em Saúde (LS), refere-se à capacidade de aceder, compreender, avaliar e utilizar informações de saúde para navegar eficazmente nos serviços e obter cuidados adequados.
Objetivo: Analisar o nível de LNS entre os estudantes deslocados do ensino superior no Alentejo e a sua associação com os principais determinantes sociodemográficos e de saúde.
Métodos: Estudo de natureza quantitativa, observacional, transversal, descritivo e analítico, numa amostra de 1519 estudantes deslocados. Aplicou-se um questionário online, com a escala HLS19-NAV (Navigational Health Literacy do European Health Literacy Population Survey 2019- 2021), variáveis sociodemográficas e de saúde. A análise incluiu estatísticas descritivas, testes t de Student, ANOVA e regressão linear múltipla (p < 0,05). O estudo foi aprovado pela Comissão de Ética da Universidade de Évora, após consentimento informado.
Resultados: O índice médio de LNS foi de 24,3 ± 30,0, numa escala de 0 a 100. LNS mais baixa foi associada a estudantes com doenças crónicas, enquanto níveis mais altos foram observados entre estudantes de cursos da área da saúde, finalistas e os que percecionaram maior disponibilidade financeira (p < 0,001).
Conclusão: O baixo nível de LNS pode dificultar o acesso e a utilização dos cuidados de saúde e de enfermagem, exigindo intervenções específicas na área.
Downloads
Referências
Arriaga, M., Francisco, R., Nogueira, P., Oliveira, J., Silva, C., Câmara, G., Sørensen, K., Dietscher, C., & Costa, A. (2022). Health Literacy in Portugal: Results of the Health Literacy Population Survey Project 2019–2021. International Journal of Environmental Research and Public Health, 19(7), 4225. https://doi.org/10.3390/ijerph19074225
Bhusal, S., Paudel, R., Gaihre, M., Paudel, K., Adhikari, T. B., & Pradhan, P. M. S. (2021). Health literacy and associated factors among undergraduates: A university-based cross-sectional study in Nepal. PLOS Global Public Health, 1(11), e0000016. https://doi.org/10.1371/journal.pgph.0000016
Erikson, E. H. (1968). Identity: Youth and crisis. Norton.
Evans, A.-Y., Anthony, E., & Gabriel, G. (2019). Comprehensive Health Literacy Among Undergraduates: A Ghanaian University-Based Cross-Sectional Study. HLRP: Health Literacy Research and Practice, 3(4). https://doi.org/10.3928/24748307-20190903-01
Fundação José Neves. (sem data). Alentejo é a região de Portugal Continental com menos diplomados. https://www. joseneves.org/artigo/alentejo-e-a-regiao-de-portugal-continental-com-menos-diplomados
Griese, L., Berens, E.-M., Nowak, P., Pelikan, J. M., & Schaeffer, D. (2020). Challenges in Navigating the Health Care System: Development of an Instrument Measuring Navigation Health Literacy. International Journal of Environmental Research and Public Health, 17(16), 5731. https://doi.org/10.3390/ijerph17165731
Griese, L., Finbråten, H. S., Francisco, R., De Gani, S. M., Griebler, R., Guttersrud, Ø., Jaks, R., Le, C., Link, T., Silva Da Costa, A., Telo De Arriaga, M., Touzani, R., Vrdelja, M., Pelikan, J. M., & Schaeffer, D. (2022). HLS19-NAV—Validation of a New Instrument Measuring Navigational Health Literacy in Eight European Countries. International Journal of Environmental Research and Public Health, 19(21), 13863. https://doi.org/10.3390/ijerph192113863
Griese, L., Schaeffer, D., & Berens, E.-M. (2023). Navigational health literacy among people with chronic illness. Chronic Illness, 19(1), 172–183. https://doi.org/10.1177/17423953211073368
Kühn, L., Bachert, P., Hildebrand, C., Kunkel, J., Reitermayer, J., Wäsche, H., & Woll, A. (2022). Health Literacy Among University Students: A Systematic Review of Cross-Sectional Studies. Frontiers in Public Health, 9, 680999. https://doi.org/10.3389/fpubh.2021.680999
Meleis, A. I. (Ed.). (2010). Transitions theory: Middle-range and situation-specific theories in nursing research and practice. Springer.
Meleis, A. I. (2018). Theoretical nursing: Development and progress (Sixth edition). Wolters Kluwer.
Nutbeam, D. (2000). Health literacy as a public health goal: A challenge for contemporary health education and communication strategies into the 21st century. Health Promotion International, 15(3), 259–267. https://doi.org/10.1093/heapro/15.3.259
Nutbeam, D. (2008). The evolving concept of health literacy. Social Science & Medicine, 67(12), 2072–2078. https://doi.org/10.1016/j.socscimed.2008.09.050
Nutbeam, D., & Lloyd, J. E. (2021). Understanding and Responding to Health Literacy as a Social Determinant of Health. Annual Review of Public Health, 42(1), 159–173. https://doi.org/10.1146/annurev-publhealth-090419-102529
OECD (Ed.). (2022). Delivering Quality Services to All in Alentejo: Preparing Regions for Demographic Change. OECD Publishing. https://doi.org/10.1787/63ffb4d7-en12
Pedro, A., Rosário, R., Monteiro, I., Cerqueira, M., Roque, S., Assunção, V., Brandão, D., Escoval, A., & Ferreira, P. (2022). Health literacy in higher education students: Findings from a Portuguese study. European Journal of Public Health, 32(Supplement_3), ckac130.140. https://doi.org/10.1093/eurpub/ckac130.140
Rosário, J., Dias, S. S., Dias, S., & Pedro, A. R. (2024). Health literacy and its determinants among higher education students in the Alentejo region of southern Portugal—A cross-sectional survey. PLOS ONE, 19(9), e0309806. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0309806
Rosário, J., Raposo, B., Santos, E., Dias, S., & Pedro, A. R. (2023). Effectiveness of health literacy interventions on the health outcomes of higher education students. European Journal of Public Health, 33(Supplement_2), ckad160.1012. https://doi.org/10.1093/eurpub/ckad160.1012
Rosário, J., Raposo, B., Santos, E., Dias, S., & Pedro, A. R. (2024). Efficacy of health literacy interventions aimed to improve health gains of higher education students—A systematic review. BMC Public Health, 24(1), 882. https://doi.org/10.1186/s12889-024-18358-4
Saboga-Nunes, L., Freitas, O. D. S., & Cunha, M. (2016). Renasceres®. Servir, 14-15 Páginas. https://doi.org/10.48492/ SERVIR0259.22406
Santos, E. M. C. P., Canhestro, A. M. G. D. S., Rosário, J. M. O. A., Fonseca, C. J. V., Pinho, L. M. G., & Arco, H. M. S. L. R. (2023). Efficacy of Health Promotion Interventions Aimed to Improve Health Gains in Middle-Aged Adults—A Systematic Review. Geriatrics, 8(3), 50. https://doi.org/10.3390/geriatrics8030050
Schaeffer, D., Griese, L., & Klinger, J. (2024). Navigationale Gesundheitskompetenz der Bevölkerung in Deutschland. Das Gesundheitswesen, 86(01), 59–66. https://doi.org/10.1055/a-2148-5221
Sørensen, K., Levin-Zamir, D., Duong, T. V., Okan, O., Brasil, V. V., & Nutbeam, D. (2021). Building health literacy system capacity: A framework for health literate systems. Health Promotion International, 36(Supplement_1), i13–i23. https://doi.org/10.1093/heapro/daab153
Sørensen, K., Van Den Broucke, S., Fullam, J., Doyle, G., Pelikan, J., Slonska, Z., Brand, H., & (HLS-EU) Consortium Health Literacy Project European. (2012). Health literacy and public health: A systematic review and integration of definitions and models. BMC Public Health, 12(1), 80. https://doi.org/10.1186/1471-2458-12-80
Vilelas, J. (2020). Investigação: O processo de construção do conhecimento (3a). Edições Sílabo, Lda.
World Health Organization. (2015). Health Literacy Toolkit—For Low- and Middle-Income Countries. https://iris.who.int/bitstream/handle/10665/205244/B5148.pdf?sequence=1
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 Jorge Miguel, Sara Dias, Eunice Santos, Sónia Dias, Ana Rita Pedro

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
No intuito de promover a livre circulação do conhecimento, a Servir funciona em regime de acesso livre (open access). Todo o seu conteúdo está disponível e protegido sob a licença Creative Commons (CC BY 4.0).
A revista permite o auto-arquivo em repositórios institucionais de todas as versões, podendo ficar imediatamente disponíveis.