Literacia de navegação em saúde entre estudantes deslocados do ensino superior no Alentejo, Portugal

um estudo transversal

Autores

  • Jorge Miguel Instituto Politécnico de Beja, Beja, Portugal | Comprehensive Health Research Center, CHRC, Universidade de Évora, Évora, Portugal | Instituto de Investigação e Formação Avançada, Universidade de Évpra, Évora, Portugal https://orcid.org/0000-0001-9178-3773
  • Sara Dias Comprehensive Health Research Center, CHRC, Universidade de Évora, Évora, Portugal. |citechcare - Center for Innovative Care and Health Technology, Polytechnic of Leiria, Leiria, Portugal.| School of Health Sciences, Polytechnic of Leiria, Campus 2 - Morro do Lena, Alto do Vieiro, Leiria, Portugal https://orcid.org/0000-0001-6782-7481
  • Eunice Santos Comprehensive Health Research Center, CHRC, Universidade de Évora, Évora, Portugal | Instituto de Investigação e Formação Avançada, Universidade de Évpra, Évora, Portugal https://orcid.org/0000-0002-1943-9246
  • Sónia Dias NOVA National School of Public Health, Public Health Research Centre, Comprehensive Health Research Center, CHRC, NOVA University Lisbon, Lisbon, Portugal https://orcid.org/0000-0001-5085-0685
  • Ana Rita Pedro NOVA National School of Public Health, Public Health Research Centre, Comprehensive Health Research Center, CHRC, NOVA University Lisbon, Lisbon, Portugal https://orcid.org/0000-0002-9197-7129

DOI:

https://doi.org/10.48492/servir0211.38993

Palavras-chave:

Literacia de Navegação em Saúde, Literacia em saúde, Ensino superior, Estudantes, Enfermagem

Resumo

Introdução: A Literacia de Navegação em Saúde (LNS), relacionada com a Literacia em Saúde (LS), refere-se à capacidade de aceder, compreender, avaliar e utilizar informações de saúde para navegar eficazmente nos serviços e obter cuidados adequados.

Objetivo: Analisar o nível de LNS entre os estudantes deslocados do ensino superior no Alentejo e a sua associação com os principais determinantes sociodemográficos e de saúde.

Métodos: Estudo de natureza quantitativa, observacional, transversal, descritivo e analítico, numa amostra de 1519 estudantes deslocados. Aplicou-se um questionário online, com a escala HLS19-NAV (Navigational Health Literacy do European Health Literacy Population Survey 2019- 2021), variáveis sociodemográficas e de saúde. A análise incluiu estatísticas descritivas, testes t de Student, ANOVA e regressão linear múltipla (p < 0,05). O estudo foi aprovado pela Comissão de Ética da Universidade de Évora, após consentimento informado.

Resultados: O índice médio de LNS foi de 24,3 ± 30,0, numa escala de 0 a 100. LNS mais baixa foi associada a estudantes com doenças crónicas, enquanto níveis mais altos foram observados entre estudantes de cursos da área da saúde, finalistas e os que percecionaram maior disponibilidade financeira (p < 0,001).

Conclusão: O baixo nível de LNS pode dificultar o acesso e a utilização dos cuidados de saúde e de enfermagem, exigindo intervenções específicas na área.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Arriaga, M., Francisco, R., Nogueira, P., Oliveira, J., Silva, C., Câmara, G., Sørensen, K., Dietscher, C., & Costa, A. (2022). Health Literacy in Portugal: Results of the Health Literacy Population Survey Project 2019–2021. International Journal of Environmental Research and Public Health, 19(7), 4225. https://doi.org/10.3390/ijerph19074225

Bhusal, S., Paudel, R., Gaihre, M., Paudel, K., Adhikari, T. B., & Pradhan, P. M. S. (2021). Health literacy and associated factors among undergraduates: A university-based cross-sectional study in Nepal. PLOS Global Public Health, 1(11), e0000016. https://doi.org/10.1371/journal.pgph.0000016

Erikson, E. H. (1968). Identity: Youth and crisis. Norton.

Evans, A.-Y., Anthony, E., & Gabriel, G. (2019). Comprehensive Health Literacy Among Undergraduates: A Ghanaian University-Based Cross-Sectional Study. HLRP: Health Literacy Research and Practice, 3(4). https://doi.org/10.3928/24748307-20190903-01

Fundação José Neves. (sem data). Alentejo é a região de Portugal Continental com menos diplomados. https://www. joseneves.org/artigo/alentejo-e-a-regiao-de-portugal-continental-com-menos-diplomados

Griese, L., Berens, E.-M., Nowak, P., Pelikan, J. M., & Schaeffer, D. (2020). Challenges in Navigating the Health Care System: Development of an Instrument Measuring Navigation Health Literacy. International Journal of Environmental Research and Public Health, 17(16), 5731. https://doi.org/10.3390/ijerph17165731

Griese, L., Finbråten, H. S., Francisco, R., De Gani, S. M., Griebler, R., Guttersrud, Ø., Jaks, R., Le, C., Link, T., Silva Da Costa, A., Telo De Arriaga, M., Touzani, R., Vrdelja, M., Pelikan, J. M., & Schaeffer, D. (2022). HLS19-NAV—Validation of a New Instrument Measuring Navigational Health Literacy in Eight European Countries. International Journal of Environmental Research and Public Health, 19(21), 13863. https://doi.org/10.3390/ijerph192113863

Griese, L., Schaeffer, D., & Berens, E.-M. (2023). Navigational health literacy among people with chronic illness. Chronic Illness, 19(1), 172–183. https://doi.org/10.1177/17423953211073368

Kühn, L., Bachert, P., Hildebrand, C., Kunkel, J., Reitermayer, J., Wäsche, H., & Woll, A. (2022). Health Literacy Among University Students: A Systematic Review of Cross-Sectional Studies. Frontiers in Public Health, 9, 680999. https://doi.org/10.3389/fpubh.2021.680999

Meleis, A. I. (Ed.). (2010). Transitions theory: Middle-range and situation-specific theories in nursing research and practice. Springer.

Meleis, A. I. (2018). Theoretical nursing: Development and progress (Sixth edition). Wolters Kluwer.

Nutbeam, D. (2000). Health literacy as a public health goal: A challenge for contemporary health education and communication strategies into the 21st century. Health Promotion International, 15(3), 259–267. https://doi.org/10.1093/heapro/15.3.259

Nutbeam, D. (2008). The evolving concept of health literacy. Social Science & Medicine, 67(12), 2072–2078. https://doi.org/10.1016/j.socscimed.2008.09.050

Nutbeam, D., & Lloyd, J. E. (2021). Understanding and Responding to Health Literacy as a Social Determinant of Health. Annual Review of Public Health, 42(1), 159–173. https://doi.org/10.1146/annurev-publhealth-090419-102529

OECD (Ed.). (2022). Delivering Quality Services to All in Alentejo: Preparing Regions for Demographic Change. OECD Publishing. https://doi.org/10.1787/63ffb4d7-en12

Pedro, A., Rosário, R., Monteiro, I., Cerqueira, M., Roque, S., Assunção, V., Brandão, D., Escoval, A., & Ferreira, P. (2022). Health literacy in higher education students: Findings from a Portuguese study. European Journal of Public Health, 32(Supplement_3), ckac130.140. https://doi.org/10.1093/eurpub/ckac130.140

Rosário, J., Dias, S. S., Dias, S., & Pedro, A. R. (2024). Health literacy and its determinants among higher education students in the Alentejo region of southern Portugal—A cross-sectional survey. PLOS ONE, 19(9), e0309806. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0309806

Rosário, J., Raposo, B., Santos, E., Dias, S., & Pedro, A. R. (2023). Effectiveness of health literacy interventions on the health outcomes of higher education students. European Journal of Public Health, 33(Supplement_2), ckad160.1012. https://doi.org/10.1093/eurpub/ckad160.1012

Rosário, J., Raposo, B., Santos, E., Dias, S., & Pedro, A. R. (2024). Efficacy of health literacy interventions aimed to improve health gains of higher education students—A systematic review. BMC Public Health, 24(1), 882. https://doi.org/10.1186/s12889-024-18358-4

Saboga-Nunes, L., Freitas, O. D. S., & Cunha, M. (2016). Renasceres®. Servir, 14-15 Páginas. https://doi.org/10.48492/ SERVIR0259.22406

Santos, E. M. C. P., Canhestro, A. M. G. D. S., Rosário, J. M. O. A., Fonseca, C. J. V., Pinho, L. M. G., & Arco, H. M. S. L. R. (2023). Efficacy of Health Promotion Interventions Aimed to Improve Health Gains in Middle-Aged Adults—A Systematic Review. Geriatrics, 8(3), 50. https://doi.org/10.3390/geriatrics8030050

Schaeffer, D., Griese, L., & Klinger, J. (2024). Navigationale Gesundheitskompetenz der Bevölkerung in Deutschland. Das Gesundheitswesen, 86(01), 59–66. https://doi.org/10.1055/a-2148-5221

Sørensen, K., Levin-Zamir, D., Duong, T. V., Okan, O., Brasil, V. V., & Nutbeam, D. (2021). Building health literacy system capacity: A framework for health literate systems. Health Promotion International, 36(Supplement_1), i13–i23. https://doi.org/10.1093/heapro/daab153

Sørensen, K., Van Den Broucke, S., Fullam, J., Doyle, G., Pelikan, J., Slonska, Z., Brand, H., & (HLS-EU) Consortium Health Literacy Project European. (2012). Health literacy and public health: A systematic review and integration of definitions and models. BMC Public Health, 12(1), 80. https://doi.org/10.1186/1471-2458-12-80

Vilelas, J. (2020). Investigação: O processo de construção do conhecimento (3a). Edições Sílabo, Lda.

World Health Organization. (2015). Health Literacy Toolkit—For Low- and Middle-Income Countries. https://iris.who.int/bitstream/handle/10665/205244/B5148.pdf?sequence=1

Publicado

2025-02-03

Como Citar

Miguel, J., Dias, S., Santos, E., Dias, S., & Pedro, A. R. (2025). Literacia de navegação em saúde entre estudantes deslocados do ensino superior no Alentejo, Portugal: um estudo transversal . Servir, 2(11), e38993. https://doi.org/10.48492/servir0211.38993