Programas de educação postural nas escolas para pré-adolescentes

protocolo de Scoping Review

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48492/servir0212.41526

Palavras-chave:

Serviços de saúde escolar

Resumo

Introdução: A implementação de programas de educação postural nas escolas para crianças e adolescentes tem aumentado nas últimas décadas como estratégia de promoção da saúde musculoesquelética. Contudo, os dados das evidências disponíveis sobre programas de educação postural nas escolas específicos para a população pré-adolescentes estão dispersos na literatura.

Objetivo: Mapear as evidências relacionadas com a implementação de programas de educação postural em escolas para pré-adolescentes.

Métodos: Esta revisão seguirá as recomendações do JBI e reportará as suas conclusões utilizando o PRISMA-ScR. Utilizando a mnemónica PCC, esta revisão incluirá estudos primários e secundários que abordem os pré-adolescentes (P); programas de educação postural (C); e escolas (C). Dois revisores independentes realizarão a estratégia de pesquisa, extração dos artigos, análise e síntese dos dados. As fontes de informação serão pesquisadas via Scopus, SciELO e EBSCOhost no CINAHL® Plus; na Coleção Nursing & Allied Health: Comprehensive Edition; na Coleção Cochrane Plus; na MedicLatina(tm) e na MEDLINE®, via PubMed. A pesquisa de estudos não publicados incluirá o OpenGrey e o RCCAP. Os idiomas dos estudos serão limitados ao inglês, português e espanhol.

Espera-se que o resultado da revisão decorrente deste protocolo reúna informações pertinentes que sirvam de base para a construção de programas de educação postural a serem implementados nas escolas na população pré-adolescente.

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Publicado

2025-07-22

Como Citar

Matos, M. J., França, A., Barreiras, C. ., & Festas, C. . (2025). Programas de educação postural nas escolas para pré-adolescentes: protocolo de Scoping Review. Servir, 2(12), e41526. https://doi.org/10.48492/servir0212.41526