Programas de educação postural nas escolas para pré-adolescentes
protocolo de Scoping Review
DOI:
https://doi.org/10.48492/servir0212.41526Palavras-chave:
Serviços de saúde escolarResumo
Introdução: A implementação de programas de educação postural nas escolas para crianças e adolescentes tem aumentado nas últimas décadas como estratégia de promoção da saúde musculoesquelética. Contudo, os dados das evidências disponíveis sobre programas de educação postural nas escolas específicos para a população pré-adolescentes estão dispersos na literatura.
Objetivo: Mapear as evidências relacionadas com a implementação de programas de educação postural em escolas para pré-adolescentes.
Métodos: Esta revisão seguirá as recomendações do JBI e reportará as suas conclusões utilizando o PRISMA-ScR. Utilizando a mnemónica PCC, esta revisão incluirá estudos primários e secundários que abordem os pré-adolescentes (P); programas de educação postural (C); e escolas (C). Dois revisores independentes realizarão a estratégia de pesquisa, extração dos artigos, análise e síntese dos dados. As fontes de informação serão pesquisadas via Scopus, SciELO e EBSCOhost no CINAHL® Plus; na Coleção Nursing & Allied Health: Comprehensive Edition; na Coleção Cochrane Plus; na MedicLatina(tm) e na MEDLINE®, via PubMed. A pesquisa de estudos não publicados incluirá o OpenGrey e o RCCAP. Os idiomas dos estudos serão limitados ao inglês, português e espanhol.
Espera-se que o resultado da revisão decorrente deste protocolo reúna informações pertinentes que sirvam de base para a construção de programas de educação postural a serem implementados nas escolas na população pré-adolescente.
Downloads
Referências
Allen, B., & Waterman, H. (2019). Stages of Adolescence. (American Academy of Pediatrics) Obtido em 2023, de HealthyChildren.org: https://www.healthychildren.org/English/ages-stages/teen/Pages/Stages-of-Adolescence.aspx
Borras, P. A., & Vidal-Conti, J. (2022). An on-line school-based randomised controlled trial to prevent non-specific low back pain in children. Health Education Journal, 81(3), pp. 352-362. doi:https://doi.org/10.1177/00178969221077408
Geng, Y., Trachuk, S., Ma, X. M., Shi, Y. J., & Zeng, X. (2023). Physiological Features of Musculoskeletal System Formation of Adolescents Under the Influence of Directed Physical Training. Physical Activity and Health, 7(1), pp. 1-12. doi:DOI: https://doi.org/10.5334/paah.217
Institute for Health Metrics and Evaluation. (2021). Healthdata. (University of Washington) Obtido em 2025, de Institute for Health Metrics and Evaluation: https://vizhub.healthdata.org/gbd-compare/
Kasten, A. P., Rosa, B. N., Schmit, E. E., Noll, M., & Candotti, C. T. (2017). Prevalência de desvios posturais na coluna em escolares: revisão sistemática com metanálise. J Hum Growth Dev., 27(1), pp. 99-108. doi:10.7322/jhgd.127684
Lopes, S., Silva, B., & Araújo, F. .. (2022). Conhecimento de estudantes sobre a postura da cervical durante o uso do smartphone. Revista De Investigação & Inovação Em Saúde, 5(1), pp. 23–32. doi:https://doi.org/10.37914/riis.v5i1.174
Matos, M. J., França, A., Barreiras, C., & Festas, C. (17 de march de 2025). Postural Education Programs in Schools for Pre-Adolescents: A Scoping Review Protocol. doi:https://doi.org/10.17605/OSF.IO/Q4RHX
Peters, M. D., Marnie, C., Tricco, A. C., Pollock, D., Munn, Z., Alexander, L., . . . Khalil, H. (October de 2020). Updated methodological guidance for the conduct of scoping reviews. JBI Evidence Synthesis, 18(10), pp. 2119-2126. doi:DOI: 10.11124/JBIES-20-00167
Peters, M., Godfrey, C., McInerney, P., Baldini Soares, C., Khalil, H., & Parker, D. (2015). Joanna Briggs Institute Reviewers’ Manual: 2015 - Methodology for JBI Scoping Reviews. Em T. J. Institute, The Joanna Briggs Institute Reviewers’ Manual 2015 (pp. 1-24). Adelaide, Australia: The Joanna Briggs Institute.
Schmidt, K., Friedrichs, P., Cornelsen, H., Schmidt, P., BioMath GmbH, Rostock - Germany, & Tischer, T. (2021). Musculoskeletal disorders among children and young people: prevalence, risk factors, preventive. A scoping review. Germany: European Agency for Safety and Health at Work (EU-OSHA). doi:Doi: 10.2802/511243
Sucato, D. J. (2022). Back Pain. Em J. A. Herring, Tachdjian’s: Pediatric Ortophaedics - From the Texas Rite Hospital for Children (6th ed., Vol. 2, pp. 73-88). Elsevier.
Taylor, L., & Back, J. (2020). Musculoskeletal Disorders in Children and Young People. Obtido em 2025, de European Agency for Safety and Health at Work: https://oshwiki.osha.europa.eu/en/themes/musculoskeletal-disorders-children-and-young-people
Tricco, A. C., Lillie, E., Zarin, W., O'Brien, K. K., Colquhoun, H., Levac, D., . . . Straus, S. (2018). PRISMA Extension for Scoping Reviews (PRISMA-ScR): Checklist and Explanation. Annals of internal medicine, 169(7), 467–473. doi:https://doi.org/10.7326/M18-0850
World Health Organization. (14 de july de 2022). Musculoskeletal health. (World Health Organization, Ed.) Obtido em 2025, de https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/musculoskeletal-conditions
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 Maria João Matos, Ana França, Catarina Barreiras, Constança Festas

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
No intuito de promover a livre circulação do conhecimento, a Servir funciona em regime de acesso livre (open access). Todo o seu conteúdo está disponível e protegido sob a licença Creative Commons (CC BY 4.0).
A revista permite o auto-arquivo em repositórios institucionais de todas as versões, podendo ficar imediatamente disponíveis.