Delírio ou Sonhos e Visões? A promoção da esperança em fim de vida
Abstract
Introdução: Os Sonhos e Visões de fim de vida (ELDVs) têm sido descritos desde a antiguidade. São descritos como profundamente reconfortantes para os moribundos e para os que os acompanham, além de transmitirem uma sensação de paz, alegria, felicidade e esperança. No entanto apesar do seu impacto geralmente positivo no processo de morrer, as experiências dos doentes são muitas vezes descartadas e classificadas como confusão ou alucinações e desadequadamente medicados.
Objetivos: Sistematizar o estado de conhecimento sobre sonhos e visões do fim da vida.
Material e Métodos: Revisão sistemática da literatura entre 2014 e 2022 nas bases de dados consultadas. O protocolo de investigação construído permitiu selecionar 22 trabalhos que constituíram o corpus da análise.
Resultados: Através de um processo de meta-agregação foram identificados cinco temas: 1) Sonhos e visões no final da vida: mapa conceptual; 2) incidência e prevalência; 3) como os pacientes e familiares percebem o fenômeno; 4) como os profissionais percebem o fenômeno; 5) Sonhos e visões de fim de vida ou delírio?. Neste trabalho em particular daremos enfoque especial aos 3 últimos temas.
Conclusões: As ELDVs são prevalentes e frequentemente significativas para os que morrem e correlacionadas com melhores experiencias de morte e luto. No entanto os profissionais de saúde evitam discutir essas experiências com o doente, descartando-as ou medicalizando a experiência, por falta de compreensão de seu significado. Aprender sobre estes fenómenos e o impacto amplamente positivo que eles têm sobre os doentes e as suas famílias pode ajudar todos a reconhecer, entender e responder aos ELDVs de uma forma cientificamente correta, humana e compassiva, de forma a que sejam aceites e validados, como parte do processo de morrer.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
In order to promote the free circulation of knowledge, Servir is open access journal. All its content is available and protected under the Creative Commons license (CC BY 4.0).
The journal allows self-archiving in institutional repositories of all versions, which may become immediately available