Aplicabilidade do modelo dinâmico de avaliação e intervenção familiar na prestação de cuidados de enfermagem.

Authors

  • Sílvia Santos Pós-Licenciatura em enfermagem Saúde Comunitária, Serviço de Oncologia Médica IPO Coimbra
  • Bárbara Maduro Pós-Licenciatura em enfermagem Saúde Comunitária, Serviço de Cuidados Paliativos, IPO Coimbra

Abstract

Introdução: O apoio à família da pessoa em condição paliativa são preocupações iminentes. O Modelo Dinâmico de Avaliação e Intervenção Familiar (MDAIF) é um referencial teórico e operativo que apoia os enfermeiros no cuidar das famílias, sobretudo as que vivem transições não normativas complexas.

Objetivos: Avaliar os ganhos em saúde sensíveis aos cuidados de enfermagem pela aplicação do MDAIF à família da pessoa em condição paliativa.

Material e Métodos: Estudo descritivo, longitudinal, natureza quantitativa, com uma amostra de conveniência por 15 famílias. A colheita de dados e a intervenção fundamentada no MDAIF foi realizada no Instituto Português de Oncologia de Coimbra, na prestação de cuidados e visita de familiares.

Resultados: Das dimensões do MDAIF, a funcional destacou-se com 139 diagnósticos (51,3%), foram realizadas 1612 intervenções de enfermagem. No papel de prestador de cuidados foram identificados 76 (54,7%) diagnósticos, tendo sido resolvidos 54 (71%). No processo familiar foram identificados 63 (45,3%) diagnósticos, dos quais 47 (74,6%) foram resolvidos. O papel do enfermeiro na capacitação do prestador de cuidados e do envolvimento no processo familiar é terminante para a modificação positiva dos diagnósticos.

Conclusões: Os diagnósticos e as intervenções colaborativas com as famílias, com base no MDAIF, permitiram obter 72,7% ganhos em saúde. MDAIF pode ter uma maior aplicabilidade no cuidado às famílias com doentes em condição paliativa.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2023-07-04

How to Cite

Santos, S. ., & Maduro, B. . (2023). Aplicabilidade do modelo dinâmico de avaliação e intervenção familiar na prestação de cuidados de enfermagem. Servir, 2(01e), 46. Retrieved from https://revistas.rcaap.pt/servir/article/view/31597