Cuidados de enfermagem em saúde mental e psiquiatria no início do século XX

Autores/as

  • Analisa Candeias Universidade do Minho. Centro de Investigação em Enfermagem — Universidade do Minho (CIEnf-UMinho). Doutoranda em Enfermagem no Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa. Centro de investigação Interdisciplinar em Saúde (CIIS1)
  • Alexandra Esteves Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Católica Portuguesa. Instituto Politécnico de Viana do Castelo. Laboratório de Paisagens, Património e Território (Lab2pt), Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho
  • Luís Sá Universidade Católica Portuguesa — Instituto de Ciências da Saúde. Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde (CIIS)

DOI:

https://doi.org/10.48492/servir021.21370

Palabras clave:

Manual, Pacientes, Enfermeiros

Resumen

INTRODUÇÃO
Ao longo da história da Enfermagem, assistimos também ao desenvolvimento da Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica que, em Portugal, se iniciou nos asilos, casas de saúde e hospitais de alienados que surgiram em meados da século XIX.

OBJETIVO
Descrever as intervenções de Enfermagem expostas no livro "Manual del Enfermero para Pacientes Nerviosos y Mentales".

MÉTODOS
É um trabalho que resulta de urna investigação histórica, tendo como base os pressupostos que decorrem da pesquisa e análise documental que incide sobre o "Manual del Enfermero para Pacientes Nerviosos y Mentales", publicado em 1936, e que é uma tradução espanhola de uma versão primária na língua alemã, de 1935.

RESULTADOS
O referido manual apresenta três objetivos principais, que são: reunir noções profissionais indispensáveis, chamar a atenção para as dificuldades da profissão e os limites do conhecimento e promover as qualidades de carácter que são indispensáveis ao exercício da profissão. Encontra-se estruturado em cinco partes: a primeira dirigida ao homem são, a segunda ao doente, a terceira aos cuidados a ter com os doentes, a quarta à higiene mental e assistência e a última à história da medicina mental. As intervenções de Enfermagem, como por exemplo a hidroterapia, a ergoterapia e a administração de medicação, são baseadas numa avaliação da pessoa e na vigilância do seu comportamento, tendo em conta o respeito do enfermeiro pela pessoa doente, os seus familiares e amigos, a instituição e os restantes enfermeiros.

CONCLUSÕES
Concluímos que o manual, tendo em conta o seu estado e a análise do seu conteúdo, foi importante na formação e no desenvolvimento profissional dos enfermeiros que, à época, trabalharam no Centro Hospitalar Conde Ferreira. As intervenções de Enfermagem são encaminhadas tanto para a cuidado com o corpo como da mente, sendo que a família, já na altura, também era objeto da atenção dos seus profissionais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Archivos adicionales

Publicado

2016-02-29

Cómo citar

Candeias, A., Esteves, A., & Sá, L. (2016). Cuidados de enfermagem em saúde mental e psiquiatria no início do século XX . Servir, 59(1), 47–54. https://doi.org/10.48492/servir021.21370