Enfermagem e seus metaparadigmas

Autores/as

  • Cristina Teixeira Escola Superior de Saúde, Instituto Politécnico da Guarda, Guarda, CHTV, Portugal
  • Guida Martins Escola Superior de Saúde, Instituto Politécnico da Guarda, Guarda, CHTV, Portugal
  • Joana Guiomar Escola Superior de Saúde, Instituto Politécnico da Guarda, Guarda, CHTV, Portugal
  • Marina Paraíso Escola Superior de Saúde, Instituto Politécnico da Guarda, Guarda, CHTV, Portugal
  • Magda Guerr Escola Superior de Saúde, Instituto Politécnico da Guarda, Guarda, CHTV, Portugal

Resumen

Introdução: Os metaparadigmas da Enfermagem são tentativas de formulações que demonstram os esforços dos cientistas para melhor compreender os fenómenos. Porém, os fenómenos dominantes em enfermagem presentes no manuscrito de Nightingale giravam em torno de quatro metaparadigmas, são eles: Pessoa, Saúde, Ambiente e Cuidados de Enfermagem, conceitos estes também definidos pela Ordem dos Enfermeiros como os enunciados descritivos de qualidade na prática profissional.

Objetivos: Os metaparadigmas assentam numa base teórica que permite alicerçar a prática do enfermeiro. Por outro lado, eles definem os limites na área da Enfermagem demarcando-a de outras disciplinas e clarificam a relação entre a visão recebida e a apreendida do conhecimento de Enfermagem (proporcionando um contexto apropriado para julgar a propriedade desse conhecimento e os métodos que os enfermeiros usam para o desenvolver).

Material e Métodos: Análise descritiva e analítica dos quatro Metaparadigmas da Enfermagem.

Resultados: A Pessoa é um ser bio-psico-social integrado, um ser holístico no mundo, um sistema aberto, um todo integrado, um ser que é mais que a soma das suas partes e beneficia dos cuidados de enfermagem. Ao nível da Saúde, esta processa-se em continuidade com a doença, ela representa um estado e um reflexo de trocas na pessoa. O Ambiente representa os elementos externos que influenciam a pessoa e as condições internas e externas sobre a pessoa, incluindo a família, a comunidade e a sociedade. Por sua vez, os Cuidados de Enfermagem são entendidos como uma mescla de ciência e arte. A enfermagem é uma ciência que envolve o cuidado, no sentido de ajudar as pessoas a atingir o seu potencial humano e promover a adaptação individual, facilitar a interação entre a pessoa e enfermeiro e promover a harmonia entre a pessoa e o ambiente circundante.

Conclusões: Os quatro conceitos metaparadigmáticos básicos abordam a pessoa alvo dos cuidados de enfermagem como um todo, a saúde e o bem-estar, o ambiente em que se enquadra, e as responsabilidades de enfermagem.

Neste sentido, o exercício profissional é realizado com vista à melhor qualidade e segurança de modo a manter e recuperar a saúde e minimizar os efeitos da doença.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2023-07-04

Cómo citar

Teixeira, C. ., Martins, G. ., Guiomar, J., Paraíso, M., & Guerr, M. (2023). Enfermagem e seus metaparadigmas. Servir, 2(01e), 68. Recuperado a partir de https://revistas.rcaap.pt/servir/article/view/31613