Atitudes e conhecimentos dos Estudantes de Enfermagem perante o SARS-CoV-2
Palavras-chave:
Estudantes de Enfermagem, Conhecimentos, Atitudes e Prática em Saúde, COVID-19, SARS-CoV-2Resumo
Introdução: A emergência global face à COVID-19 levou à implementação de medidas urgentes que permitissem controlar a disseminação da doença. A COVID-19, provocada pelo vírus SARS-CoV-2, é uma pandemia para a qual é necessário adotar medidas apropriadas de prevenção e controlo da disseminação e transmissão. As medidas de controle de infeção executadas pelos enfermeiros são afetadas pelos seus conhecimentos, atitudes e práticas em relação à doença. Os Estudantes de Enfermagem devem ser detentores de um elevado nível de conhecimento sobre esta temática para que possam fundamentar a sua prática clínica.
Objetivos: Determinar quais as variáveis que influenciam o conhecimento e as atitudes dos Estudantes de Enfermagem.
Material e Métodos: Estudo de caracter quantitativo, correlacional, descritivo e analítico realizado com uma amostra de 200 Estudantes de Enfermagem da Escola Superior de Saúde da região do centro de Portugal. Os dados foram obtidos através da aplicação de um instrumento de recolha de dados, que inclui uma lista de itens de avaliação de conhecimentos e atitudes.
Resultados: Do total da amostra, observou-se 85,5% são do género feminino, com uma média de idades de 21,73±4,08 anos. Os seus conhecimentos são influenciados pelo ano de frequência do curso e pela realização de ensino clínico, tendo-se registado mais conhecimentos sobre a temática nos alunos do 4ºano (=4,97±0,59). Quanto às atitudes sociais e profissionais verificaram-se níveis mais elevados no grupo do género feminino (Mean Rank=103,94) e naqueles que residem em zona rural (Mean Rank=84,94), respetivamente. As variáveis de isolamento e quarentena não apresentam influência na problemática estudada.
Conclusões: Os conhecimentos dos estudantes influenciam as suas atitudes sociais e profissionais. A amostra revelou níveis adequados e conflitantes de conhecimentos e atitudes, respetivamente, tendo o género feminino apresentado médias superiores para todas as variáveis.
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