Tensões e reconfigurações no Ensino Superior: o modelo neoliberal chileno em debate
DOI:
https://doi.org/10.7458/SPP202310227452Palavras-chave:
ensino superior, mercadorização, massificação universitária, ChileResumo
Este artigo apresenta uma discussão teórica sobre a reconfiguração da universidade no sentido da massificação e mercadorização, tomando como exemplo o Chile, um dos países do mundo mais permeáveis às lógicas de mercado. Analisam-se os desafios de um processo de massificação ancorado na privatização e na segregação social e os recentes movimentos estudantis chilenos de contestação à mercadorização da educação. Discute-se assim um modelo educativo aplicado pelo neoliberalismo real durante 40 anos, acreditando ser este exemplo um contributo profícuo para o debate nacional em países onde os ventos da ideologia de mercado sopram com mais força.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.