Cidadania digital de jovens em três países europeus: perfis de (não) participação cívica online

Autores

  • Susana Batista Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa, CICS.NOVA — Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, Lisboa, Portugal
  • José Alberto Simões Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa, CICS.NOVA — Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, Lisboa, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.7458/SPP20229820792

Palavras-chave:

crianças e jovens, cidadania digital, participação cívica, literacia mediática/digital

Resumo

Este artigo procura contribuir para o estudo da cidadania digital de jovens através da elaboração de uma tipologia de (não) participação cívica online, que inclui questões relacionadas com a procura de conteúdos informativos e cobertura noticiosa, bem como perceções sobre literacia mediática e digital. A partir de uma análise estatística multivariada aos resultados do inquérito “EU Kids Online” (2017-2019) em três países europeus, foram identificados três perfis cujos atributos nos permitem discutir práticas informais e diferenças no nível e tipo de participação, considerando características individuais e o país de residência.

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Publicado

2021-12-14

Edição

Secção

Artigos